Pesquisar este blog
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Kajuru desiste de exibir entrevista com goleiro Bruno

Após receber críticas e conselhos, o jornalista Jorge Kajuru afirma que desistiu de exibir a entrevista que fez com o goleiro Bruno Fernandes, acusado de envolvimento na morte de Elisa Samúdio no ano passado. O material estaria em poder da Band. Kajuru dissera que iria ceder a entrevista ao amigo José Luiz Datena, do "Brasil Urgente". Kajuru entrevistou o goleiro em dezembro passado.
O problema é que a exibição da entrevista estava condicionada, em documento, a um pagamento de R$ 150 mil ao ex-advogado do goleiro, Ércio Quaresma.
Segundo Kajuru, 50, mediante um acordo financeiro, que prevê esse pagamento a Quaresma, o advogado permitiu que ele entrevistasse Bruno em 2 de dezembro último. O goleiro está no presídio de Contagem, Minas. A entrevista nunca foi divulgada até a semana passada, quando o F5 descobriu a existência do material.
"Estou impressionado com a reação do meu público, que, em sua maioria absoluta, se manifesta através do meu blog e twitter pedindo para eu não colocar no ar a entrevista feita com o goleiro Bruno, 11 meses atrás", disse em comunicado.
"Meus verdadeiros amigos também acompanham a opinião de meus fãs, e acham que eu devo esquecer esta entrevista (...).Não sou um jornalista policial, não tenho programa policial e meu nível e história não merecem essa mancha", declarou.
O CASO ELISA SAMÚDIO
Elisa Samúdio foi morta provavelmente um ano atrás, depois de sumir de um hotel no Rio, para onde tinha viajado com o filho --cujo pai era Bruno. O jogador não aceitava a paternidade da criança. Durante as investigações do rumoroso caso, a polícia obteve denúncias de que Elisa fora espancada no sítio do jogador, no período do desaparecimento.
Um primo do goleiro, então menor, e o amigo Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, foram apontados como executores do crime. A defesa deles nega. Elisa era modelo e chegou a fazer filmes pornôs. Seu corpo jamais foi encontrado.
Em julho passado, a polícia indiciou o goleiro Bruno e outros suspeitos foram indiciados por homicídio, sequestro, formação de quadrilha, corrupção de menores, cárcere privado e ocultação de cadáver.
Outro acusado, Marcos A. dos Santos foi acusado por homicídio qualificado, ocultação de cadáver e formação de quadrilha. Outros escaparam da acusação de assassinato, mas foi mantida a de cárcere e formação de quadrilha.
Questionado pela coluna a respeito de sua impressão sobre Bruno, após a entrevista, Kajuru afirmou que, embora tenha 'dúvidas sobre quem cometeu o crime', ele acredita 'que Bruno não participou do assassinato'.
Áureo vai atrasar vestido de Celeste para adiar casamento. Saiba mais

Com o objetivo de mostrar a todos os vizinhos de Preciosa que finalmente conseguirá casar, Celeste (Vanessa Giácomo) pedirá a Áureo (André Gonçalves), seu noivo, que faça um vestido luxuoso, totalmente bordado. Porém, para tentar adiar a união, ele atrasará a confecção da peça: todo o trabalho realizado durante o dia será desfeito à noite. O truque, porém, logo será descoberto.
- Você já não tinha feito esse lado do vestido? - questionará Celeste, desconfiada.
Áureo responderá que a peça deve ser aprontada com carinho e esmero e que, por isso, o trabalho está demorando. Selma (Veronica Rocha), empregada da casa do noivo, será a primeira a descobrir. Logo Celeste também saberá das armações. A cena deverá ir ao ar no dia 7 de outubro.
No show do Rock in Rio João Gordo é chamado de "traidor"

Um coro puxado pelo cantor Marcello Pompeu, do Korzus, para entoar um pedaço do Hino Nacional foi o único momento do show da banda que fugiu a liturgia de um espetáculo de metal, na segunda apresentação do palco Sunset no terceiro dia do Rock in Rio.
"Não tem nada a ver com política, é que o povo brasileiro é foda pra caralho", disse o cantor.
O resto da apresentação hipnotizou o público com o que se espera do gênero: letras cantadas com voz engrossada, marcação pesada do ritmo da bateria com dois bumbos, bases de guitarra simples e solos agudos e velozes.
O show foi acompanhado com muitas mãos para cima fazendo chifrinhos, o gesto que Ronnie James Dio pegou da avó para popularizar como marca do heavy metal.
A banda chamou ao palco ainda músicos do Suicidal Tendencies e um ex-Dead Kennedys.
João Gordo, o último convidado, pediu "mais respeito com as bandas de rock nacional", mas houve na plateia quem olhasse com desdém o cantor do Ratos do Porão que virou VJ da MTV. "Traidor do movimento!", gritou um rapaz na plateia.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
''A Vida da Gente'' homenageia Manoel Carlos

A novela conta histórias de diversas famílias não tradicionais que vivem em Porto Alegre e Gramado
"Minha secreta ambição é que as pessoas possam se ver ali. Fico muito contente quando assistem minha peça [“A Vida de Nós Dois”, em cartaz em São Paulo com Marcelo Valle e Alexandra Richter] e dizem ‘parece eu e meu marido’. Por isso a novela se chama ‘A Vida da Gente’. Fala de dramas familiares, mas são famílias modernas, pouco tradicionais. De certa forma me inspirei nas novelas de Manoel Carlos”, disse a autora Lícia Manzo na festa de lançamento da nova novela da 18h, que estreou nesta segunda-feira (26) com 24 pontos de média no Ibope. Os dados são prévios. Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na grande São Paulo. “Cordel Encantado”, que terminou na última sexta (26), teve média de 30 pontos no último capítulo com 55% de share (número de televisores ligados).
A novela conta histórias de diversas famílias não tradicionais que vivem em Porto Alegre e Gramado, e o primeiro capítulo começou com um sonho premonitório da personagem Iná (Nicette Bruno). Ela prevê o acidente das netas Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manoela (Marjorie Estiano) que irá determinar os rumos da história principal. Ana ficará em coma por quatro anos e Manoela se casará com Rodrigo (Rafael Cardoso), pai da filha de Ana e irmão de criação das duas.
O coma deve acontecer em duas semanas e durar um mês na trama, contou a autora. O primeiro capítulo mostrou o início do romance entre Rodrigo e Ana e teve como clímax o flagra que Eva (Ana Beatriz Nogueira), mãe de Ana e Manoela, deu em Jonas (Paulo Betti) com sua personal trainer, vivida por Regiane Alves.
Com uma fotografia impecável, a novela tem fortes tintas das tramas de Manoel Carlos, aspecto observado por vários internautas, inclusive na abertura, que mostra fotos da família protagonista, semelhante ao que ocorria em "Por Amor", umas das novelas de Maneco preferidas da autora de "A Vida da Gente". A diferença, diz Lícia Manzo, é que as famílias não são compostas apenas por “laços de família”. “A família para mim é aquela composta por laços de amor”.
Crô chamará amigos gays e vai propor desafio de vôlei aos fortões

Depois de ser humilhado pela turma da praia em "Fina estampa", Crô, personagem de Marcelo Serrado na novela de Aguinaldo Silva, vai lutar por vingança. Nos próximos capítulos, o fiel escudeiro de Tereza Cristina (Christiane Torloni) proporá uma revanche a Ferdinand (Carlos Machado) e sua trupe.
- Ele vai convocar os amigos gays e desafiará os fortões para uma partida de vôlei - adianta Marcelo Serrado. - O Crô vai enfrentá-los: "Quero ver você ganhar das minhas amigas", dirá.
E aí? Quem será que leva a melhor?
Élcio deixará a prisão e ficará com Raquel em 'Morde & assopra'

A fiel amiga pagará um advogado para providenciar a saída do malandro da cadeia. Os dois se aproximaram ainda mais depois que Élcio/Elaine aconselhou Cleonice a se vingar de Salomé (Jandira Martini) e ficar com toda a sua fortuna. Depois de deixar a prisão, Élcio voltará a namorar Raquel (Gabriela Carneiro da Cunha).
terça-feira, 27 de setembro de 2011
‘A Vida da Gente’: Texto impecável, belas imagens e alguns erros de continuidade na estreia

Herdeira de um horário com audiência em alta graças à vivacidade de “Cordel Encantado”, “A Vida da Gente” pode decepcionar parte do público por ter uma história mais melancólica. Às 18h, ninguém espera ver muito sofrimento ou maldade. A seu favor, a novela tem um texto impecavelmente bem escrito e uma direção competente de Jayme Monjardim e seus colaboradores. Aliás, desde já pode-se dizer que os folhetins dessa faixa de horário da Globo têm se destacado dos outros quanto à belíssima fotografia e ao capricho estético.
Apesar das qualidades, chama atenção um pouco da pressa com a trama andou já na estreia, assim como algumas leves questões de roteiro. Afinal, como podem dois irmãos postiços, que convivem há anos na mesma casa, viverem de olhares e desejo reprimido sem nunca terem partilhado de algum tipo de privacidade? Nem que fosse “brincar de médico” quando crianças, vamos combinar. Da mesma maneira, uma vez que esse desejo foi revelado, já partiram logo para fazer amor numa cachoeira – com direito a exibição dos seios de Fernanda Vasconcellos sob o vestido branco molhado, diga-se de passagem. Certos erros de continuidade também foram percebidos: a personagem pula de caso e tudo na água, surge com vestido estampado e termina a cena com uma espécie de camisolinha branca. Onde foram parar as outras peças de roupa, ninguém sabe. Mas isso tudo é preciosismo bobo, relevado graças à qualidade da história. Resta saber se o público vai achar a mesma coisa.
Teodora vai tentar vender o filho em "Fina Estampa"

Em "Fina Estampa", a periguete Teodora (Carolina Dieckmann) retorna ao Brasil porque seu namorado, Wallace (Dudu Azevedo), participará de um evento de MMA.
Mas o rapaz descobre que está com um problema de saúde e desmaia no ringue. Sabendo que o amado não poderá mais lutar e, por isso, não terá como ganhar dinheiro, Teodora traça um plano ambicioso.
Quando a sogra Griselda (Lília Cabral) ganha na loteria, ela resolve vender o filho Quinzinho (Gabriel Pelícia) para a faz-tudo. Se a sogra se negar, Teodora entrará na Justiça pela guarda do menino.
"Amor & Revolução" terá novo beijo gay

Segundo a coluna Zapping, a novela "Amor & Revolução" terá mais um beijo gay até o final da trama. A emissora não quer fazer alarde, mas as personagens de Gisele Tigre e Luciana Vendramini vão se beijar novamente na trama, no dia 27. Só que, desta vez, será tudo bem discreto.
O primeiro beijo protagonizado pelas moças aumentou os índices. A novela, que vinha com média de 5 pontos de audiência, teve pico de 9 pontos. No total, o capítulo teve média de 6 pontos (cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande SP) e 11% de share (participação de TVs ligadas).
"A Vida da Gente" estreia com índices inferiores aos de "Cordel Encantado"

No início da noite desta segunda (26), estreou na Globo sua nova novela das seis, "A Vida da Gente".
De acordo com dados prévios do Ibope na Grande SP, a história de Lícia Manzo obteve em seu primeiro capítulo média de 23 pontos, número este que é inferior ao registrado por "Cordel Encantado" em sua estreia, que marcou 24.
Ambas, por sua vez, ficaram abaixo de "Araguaia" e "Escrito nas Estrelas", com 26 pontos cada, e "Cama de Gato" e "Paraíso", cada uma delas com 25.
Entre as dificuldades de "A Vida da Gente" para ter uma estreia com índices maiores estavam os índices herdados por "Malhação". O folhetim de Ingrid Zaverazzi ainda não decolou e chegou a marcar 13 pontos em alguns minutos.
"A Vida da Gente" abordará diversos temas como gravidez precoce, relação familiar com enteados e filhos biológicos, a vida após o coma e o sexo na terceira idade.
A trama tem autoria de Lícia Manzo ("Tudo Novo de Novo") e direção de Jayme Monjardim ("Viver a Vida"). Em seu elenco, nomes como Fernanda Vasconcellos, Marjorie Estiano, Rafael Cardoso, Thiago Lacerda, Ana Beatriz Nogueira, Ângelo Antônio, entre outros.
ÚLTIMAS DA TELINHA

A Globo fez a primeira pesquisa de “Fina estampa”, em São Paulo. A maior unanimidade foi Griselda (Lilia Cabral). As entrevistadas aprovam as atitudes da mãe trabalhadora que não perdoa as mentiras do filho Antenor (Caio Castro). Foram ouvidas 45 mulheres, divididas em três grupos: classes C e D, B e C, e A e B.
A surpresa
Entre os papéis masculinos chama a atenção a aprovação a Baltazar (Alexandre Nero), motorista que bate na mulher. Ele só perde para René (Dalton Vigh) e Crô (Marcelo Serrado) na preferência do grupo.
Finalmente
Tereza Cristina, personagem de Christiane Torloni, também foi citada positivamente na pesquisa. No geral, a novela de Aguinaldo Silva, dirigida por Wolf Maya, foi muito bem avaliada.
Até hoje
Marcos Frota está revivendo o sucesso de Tonho da Lua, seu personagem em “Mulheres de areia”, novela de 1993 escrita por Ivani Ribeiro que está sendo reprisada no “Vale a pena ver de novo”, na Globo. No fim de semana, o ator foi abordado por fãs diversas vezes na área vip do Rock in Rio. Todas elas gritavam: “Tonho! Tonho!”.
Inéditos
O Universal já marcou a data da estreia da nova temporada de “Law & order: SVU” sem Christopher Meloni (o Elliot Stabler): 1 de novembro. Este será o 13 ano da série. Danny Pino (de “Cold case”) e Kelli Giddish agora serão do elenco fixo.
Passando o cetro
Fernanda Motta, modelo e apresentadora do “Brazil’s next top model” no Sony, vai deixar o posto agora que a Record comprou os direitos de produzir o reality. A bonitona diz estar envolvida em novos projetos para a televisão. Em outro canal.
'Jornal Nacional' ganha o Emmy com cobertura da invasão do Alemão

O "Jornal Nacional" venceu o International Emmy Awards 2011 na categoria notícia. A cerimônia aconteceu esta noite em Nova York. O prêmio foi pela cobertura da invasão do Alemão, ocorrida em novembro de 2010. Esta foi a sétima vez em nove anos que o ‘Jornal Nacional’ foi um dos finalistas na categoria Notícia (e a primeira vez em que vence).
Concorreram este ano ainda (nesta categoria) produções da RUV Icelandic National Broadcasting Service, da Islândia; da Sky News, do Reino Unido; e da ABS-CBN, das Filipinas
A Globo já levou cinco prêmios Emmy International. Em 1981, com "A arca de Noé". Um ano depois, com "Morte e vida Severina"; Em 1983, o jornalista Roberto Marinho ganhou o Directorate Award, um Emmy concedido aos mais importantes líderes da televisão internacional. Em 2003, depois de sua morte, ganhou também um Emmy especial pelo conjunto da obra. E em 2009, "Caminho das Índias" conquistou o prêmio.
Juliana Didone estará em "Aquele Beijo"
"Rei Davi" ganha mais capítulos na Record

"Rei Davi", minissérie de Vívian de Oliveira, terá suas primeiras gravações nesta semana no Canadá. Cerca de 50 profissionais, entre técnicos, produtores, diretores e os atores Leonardo Brício e Leandro Léo, embarcaram para o país.
Sob o comando do diretor Edson Spinello, o elenco gravará nas regiões de Cache Creek e Kamloops. Depois do Canadá, haverá gravações em cidades do nordeste brasileiro.
A única novidade é a duração, em vez de 25 capítulos, como previsto inicialmente, a produção contará com 29. A estreia está prevista para janeiro de 2012.
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
ÚLTIMAS DA TELINHA

Mal terminou “Cordel encantado” e Duca Rachid e Thelma Guedes já têm um projeto à altura — de novo no núcleo de Ricardo Waddington e em parceria com a diretora Amora Mautner. É uma adaptação para a Globo do clássico da literatura árabe “As mil e uma noites”. Elas trabalham na adaptação de algumas histórias para uma minissérie.
...E mais
A ideia em “As mil e uma noites” é montar uma trupe de cerca de oito atores e gravar algumas histórias no Oriente Médio. O elenco, só de feras, se revezará nos vários papeis.
Cravo e canela
Walcyr Carrasco já mergulhou na obra de Jorge Amado para escrever “Gabriela”. A minissérie, que será produzida no núcleo de Roberto Talma, vai ao ar no fim do primeiro semestre de 2012.
Tem diretor
O projeto de “João do Cubo”, novela das 19h de Carlos Lombardi, será desenvolvido no núcleo de Wolf Maya. A história trata de viagens no tempo e deverá ser produzida em 2013.
Origens
No ar em “Morde & assopra”, Otaviano Costa comandará o “Avião do Faustão”. O ator já foi repórter do “Domingão”: “É um reencontro gostoso. Tenho gratidão pelo Fausto, que foi muito importante na minha carreira”.
Globo rejeita novela de Carlos Lombardi sobre viagem no tempo

Daniel Castro.
Sem escrever uma novela desde Pé na Jaca (2006), o autor Carlos Lombardi vai ficar descansando por mais um tempo.
Cotado para substituir Miguel Falabella, às 19h, em 2012, na Globo, o autor teve um projeto de novela rejeitado pela Globo. Falabella escreve Aquele Beijo, a estrear em outubro, no lugar de Morde e Assopra.
Lombardi apresentou a sinopse de uma novela que tinha como tema central viagens no tempo. Os personagens viajariam em um trem para diversas épocas da história, tanto no futuro quanto no passado.
A Globo não aprovou a história com o argumento de que fugiria dos atuais padrões de novelas das sete. Pediu para Lombardi refazer a sinopse, mantendo o viés de humor e retirando o mote da viagem no tempo.
Nos bastidores, comenta-se que Lombardi se recusou a reescrever a história. Em seu lugar, a Globo deve optar por lançar um novo autor, Filipe Miguez, que por coincidência foi colaborador de Lombardi em Pé na Jaca.
Miguez apresentou uma história à Globo. Se a trama for aprovada, Miguez deverá ter a supervisão de Ricardo Linhares, que dividiu Insensato Coração com Gilberto Braga.
Lombardi não respondeu a email enviado pelo blog.
DAQUI A POUCO ESTREIA A VIDA DA GENTE:

Lícia Manzo estreou como autora aos 15 anos, assinando o primeiro texto encenado pelo Grupo Além da Lua, fundado por ela e vencedor do Prêmio Molière como o melhor grupo de teatro para crianças, em 1984. Há 14 anos na Globo, escreveu para os humorísticos Sai de Baixo, Retrato Falado, A Diarista, entre outros, e foi redatora final do seriado Tudo Novo de Novo, com direção geral de Denise Saraceni, em 2009.

Mestre em Literatura Brasileira pela PUC/Rio, publicou o ensaio biográfico Era Uma Vez: Eu - A Não-Ficção Na Obra de Clarice Lispector, indicado para o Prêmio Jabuti, em 2003. Autora do sucesso A História de Nós 2 (indicado para o Prêmio Shell na categoria melhor texto), assina ainda o texto do espetáculo Aquela Outra, com direção de Clarice Niskier, e com estreia prevista para novembro, no Rio de Janeiro.
“Tenho um gosto pelo que é humano, pelo bastidor, pelo o que se passa no íntimo de cada um. Um gosto pelo privado”, diz.
VOCÊ SABIA: Globo conquista boa audiência na primeira noite de "Rock in Rio"

Na madrugada desta sexta (23) para sábado (24), a Globo iniciou sua cobertura do "Rock in Rio 2011" e conquistou boa audiência.
O primeiro dia do evento contou com shows de Paralamas do Sucesso e Titãs, Claudia Leitte, Katy Perry, Elton John e Rihanna no Palco Mundo.
A Globo exibiu os melhores momentos de cada show e ainda transmitiu ao vivo a apresentação de Rihanna, a última da noite.
Um dos destaques do primeiro dia de evento foi a participação de um fã no palco com Katy Perry. A artista pediu que os homens tirassem a camisa e o primeiro seria chamado para subir com ela. O felizardo foi Júlio, de Sorocaba, no interior de São Paulo. Ele ganhou um super beijo de Katy Perry, que brincou com o seu nome e o da cidade. O jovem sortudo se tornou famoso por alguns instantes e foi parar nos Trending Topics mundias do Twitter como o assunto mais comentado do momento.
Em seu perfil no microblog, Júlio comentou: "Esse dia marcou minha vida, aquela mulher me virou aos avessos".
Em termos de audiência, a cobertura da Globo, que começou por volta da 1h e se estendeu até aproximadamente 5h30, registrou média de 6 pontos, contra 3 do SBT e 2 da Record. O share foi de 32%.
Na TV paga, o "Rock in Rio" é transmitido ao vivo pelo canal Multishow.
Aquele Beijo': Xuxa vai cantar tema de abertura da próxima novela das 7, da Globo

Segundo informações de bastidores, Xuxa pode dar a voz ao tema de "Aquele Beijo", trama escrita por Miguel Falabella. Se tudo der certo, Xuxa fará dueto com o cantor Abdullah.
A nova novela das sete tem estreia prevista para outubro, substituindo "Morde & Assopra", Walcyr Carrasco.
Na Globo, Xuxa cantou temas de "Sonho Meu" e "Vila Madalena".
ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE A VIDA DA GENTE:

A Vida da Gente estreia com difícil missão às 18 horas
Por JULIANA KALIL
RIO DE JANEIRO - Verdade seja dita. A expectativa para a estreia de “A Vida da Gente” não é das maiores. Além da responsabilidade de substituir “Cordel Encantado”, a nova trama das 18 horas da Rede Globo vem causando um pouco de desconfiança por parte do público devido às chamadas nada atrativas, ao elenco repleto de novatos e ao tema que não traz novidade – irmãos que se apaixonam.
Mas também não há como desmerecer o talento de Fernanda Vasconcellos, Marjorie Estiano e Thiago Lacerda que estão à frente do enredo da novela. Os três atores fazem parte do alto escalão da emissora e são as grandes apostas para que o folhetim conquiste os telespectadores.
E como “A Vida da Gente” marca a estreia da autora Licia Manzo, é preciso dar a chance de revelar mais um talento na Globo. Até porque as últimas novatas, Thelma Guedes e Duca Rachid, começaram com “Cama de Gato” – que não foi uma trama que arrebatou audiência –, mas logo vieram com “Cordel Encantado”. Conclusão: é preciso confiar.
E com esse pensamento Jayme Monjardim aceitou a função de diretor geral do novo folhetim e contou ao Famosidades que está ansioso para a estreia: "Estou adorando a parceria. O texto da Lícia traz muita verdade para as cenas. Trocamos experiências, sensações e opiniões sobre tudo o que envolve a novela. Nos falamos todos os dias. Acho que a palavra casamento define bem uma relação saudável entre autor e diretor".
“O maior desafio é manter o nível de Cordel Encantado”, diz Jayme Monjardim sobre A Vida da Gente
Diretor comenta sobre a nova novela e sobre a filha Maysa
O diretor de A Vida da Gente também esteve neste domingo (25) na festa da nova novela das seis e contou à CONTIGO! Online sobre a responsabilidade que a novela tem após o sucesso de Cordel Encantado. “A maior desafio é manter o nível de Cordel Encantado, uma das melhores novelas de todos os tempos. Espero que consiga chegar lá”, comentou.
Jayme contou ainda sobre os preparativos para o aniversário de 1 aninho de sua filha com Tânia Mara, Maysa, no próximo dia 29. “Já organizamos toda a festinha dos Backyardigans”, disse.
Ainda sobre a filhinha, Jayme contou que ela o chama de mamãe, pois é a única palavra que aprendeu. “Ela está andando super bem, é esperta e me chama de mamãe”, brincou.
“Eu já to desesperado de saudade, se pudesse pegava um avião e voltava hoje mesmo”, disse Jayme sobre Maysa, que ficou no Rio de Janeiro com a avó.
Inventividade de Cordel Encantado cativou o público

Aproveitando o final de Cordel Encantado, abro espaço no blog para publicar uma crítica sobre a novela, escrita pelo jornalista e ator Breno Motta Rodrigues.
Quando o conto de fadas acontece
Nesta sexta, 23 de setembro, chegou ao fim a novela Cordel Encantado, da TV Globo. Um sucesso de audiência e de crítica, um trabalho apurado das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid que encantou o público no horário das seis. Depois do relativo sucesso de O Profeta, em 2006, e de Cama de Gato, em 2009, ambas se reuniram novamente para escrever uma história baseada na literatura de cordel, o que agradou em cheio os mais diferentes tipos de espectadores. De crianças a adultos, o amor de Açucena (Bianca Bin) e Jesuíno (Cauã Reymond) mostrou a todos que é possível sim apresentar teledramaturgia de qualidade.
É comum que tramas passadas no Nordeste brasileiro façam a cabeça do telespectador. Como exemplo, pode-se citar as versões cinematográfica e televisiva de O Auto da Compadecida, em 1999, e outras tantas obras marcantes, como Tieta (1989), Pedra Sobre Pedra (1992) ou Hoje é Dia de Maria (2005). No entanto, a grande inventividade de Cordel é justamente o aspecto lúdico da trama, com príncipes e princesas, reis e rainhas e uma narrativa que em muito lembra tantos os contos de fadas. Açucena foi de “A Bela Adormecida” à “Gata Borralheira”, o que pode ser um fator que explique o enorme carisma da personagem diante das crianças. Bianca Bin, em sua terceira novela, ganhou todos os pontos com uma interpretação cativante de uma mocinha que tinha tudo para ser chata e repetitiva. Mostrou segurança e é uma das grandes promessas da maior emissora de TV do país.
Já Cauã Reymond, o grande herói da novela, mostrou-se um ator que faz com que seu par brilhe. Ele e Bianca revelaram uma química perfeita e pudemos torcer de abril a setembro para os protagonistas de Cordel Encantado, mesmo que Nathália Dill tenha mostrado mais um ótimo trabalho no papel da “antagonista” de Açucena. Nathália, aliás, compôs uma Doralice forte e meiga, ao mesmo tempo, o que não a reduziu em apenas mais uma vilãzinha querendo roubar o galã da mocinha. Outro destaque do quarteto principal é o versátil Bruno Gagliasso, sempre pronto a encarnar grandes personagens. Timóteo garantiu grandes cenas para a novela, com seu ar de coronelzinho arrogante, por vezes engraçado, por vezes amalucado.
É fundamental que os protagonistas de uma novela estejam com esses níveis de atuação demonstrados pelos jovens atores que encabeçaram o elenco de Cordel Encantado. E, por falar em elenco, a minuciosa Amora Mautner acertou na escalação. Destaque para Domingos Montagner, uma revelação como Herculano; para Cláudia Ohana, desprovida e despida de todas as personagens feitas anteriormente, numa bonita composição de Siá Benvinda; Osmar Prado, como o dúbil Batoré; Heloisa Périssé, mostrando a atriz versátil que é com sua Neusinha; Lucy Ramos, contida como sua Maria Cesária pedia; Ana Cecília Costa e Enrique Diaz, a Virtuosa e Euzébio, pais de criação da princesa de Seráfia; e Ilva Niño, numa interessante criação da mãe de Herculano, o Rei do Cangaço, depois de tantas personagens que nada tinham a dizer.
Obviamente que, quando uma novela faz sucesso, os responsáveis por isso são muitos. Todo o elenco de Cordel merece aplausos: Felipe Camargo, Emanuelle Araújo, Guilherme Fontes, Berta Loran, Tuca Andrade, Mohamed Harfouch e Andréia Horta, entre outros. Interessante foi ver as participações de dois atores que são quase que exclusivos do meio teatral: Zé Celso Martinez, como Amadeus, e Mariana Lima, como a Rainha Helena. Prova de que tanto as autoras quanto a diretora Amora Mautner possuem um olhar que mostra a valorização da interpretação. Além de todos eles, ainda merecem aplausos o fofo casal Inácio e Antônia, de Maurício Destri e Luiza Valdetaro, numa trama absolutamente linda e cheia de romantismo; a excelente atriz que é Luana Martau, como a Lady Carlota; os disfarces de Belarmino, do incrível João Miguel; a engraçada Filó de Flávia Rubim; e a participação especial hilariante de Mayana Neiva como a atriz de cinema Vicentina Celeste.
Cordel Encantado ainda apresentou cenários, figurinos, trilha sonora irrepreensíveis. Com certos toques de modernidade, esses três elementos não deixaram que a trama de época ficasse restrita a uma data. O árido sertão nordestino ganhou colorido. E a literatura de cordel ganha mais ainda ao se mostrar para todo o país. Desde Que Rei Sou Eu? (1989) não se via uma novela com tamanha inventividade, com tamanha mistura de elementos de diferentes formas e tempos. Sem as famosas “barrigas”, Cordel foi espichada devido ao seu sucesso, o que não a tornou repetitiva. Talvez os desmandos de Timóteo e sua luta contra os bandos de cangaceiros pudessem não ter se repetido durante as últimas semanas; talvez outros bons personagens pudessem ter sido melhor aproveitados; porém, o que fica é a obra prima de Thelma, Duca, Amora e Ricardo Waddington (competente diretor de núcleo). Um quarteto que, assim como seus quatro protagonistas, mostraram absoluta personalidade e consistência nesse trabalho primoroso.
Morde & Assopra : atores são convidados para nova novela
Humorístico "Zorra Total" é acusado de incentivar assédio sexual

De acordo com informações do jornal "O Estado de S.Paulo", o humorístico "Zorra Total", da Globo, está na mira do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e do PSTU.
Eles alegam que o quadro "Metrô Zorra Brasil" passa a imagem de que mulheres assediadas sexualmente nos vagões deveriam "aproveitar" a situação.
Por conta disso, panfletos contra o programa estão sendo distribuídos na entrada da estação da Sé, em SP.
Procurada pelo NaTelinha, a Central Globo de Comunicação disse que "o Zorra Total é um programa humorístico cujos quadros trazem situações fictícias dissociadas da realidade. O quadro em questão não incita qualquer comportamento, muito menos a violência contra a mulher. Seu objetivo é entreter o telespectador, no que, acreditamos, é bem-sucedido. A TV Globo se orgulha de ser um veículo de comunicação que sempre defendeu os direitos da mulher em campanhas de conscientização, no seu conteúdo jornalístico e nas ações de responsabilidade social veiculadas em suas obras de dramaturgia".
É HOJE: Saiba mais sobre A Vida da Gente
Em A Vida da Gente, próxima novela das seis da Rede Globo, Lourenço (Leonardo Medeiros) e Celina (Leona Cavalli) não têm filhos. Lourenço alega que antes precisa publicar seu livro (que tenta escrever há anos). Celina, entretanto, prestes a completar 40 anos, relógio biológico "apitando", cobra que o marido entregue o livro de uma vez, para que possam finalmente encomendar o filho que ela tanto deseja.
'A Vida da Gente' promete polêmica em torno dos protagonistas

MARIANA BRUGGER
Advogado bem-sucedido, pai de um casal, conhece uma mulher, mãe de duas meninas. Eles se apaixonam, se casam e se divorciam. A história parece bastante normal para os dias atuais, mas a realidade vira novela quando os irmãos de criação Ana (Fernanda Vasconcellos) e Rodrigo (Rafael Cardoso) se apaixonam e vivem um romance com ares proibidos. As complicadas relações familiares atuais servem de ponto de partida para A Vida da Gente, nova novela das seis que tem jeito de dramalhão e a difícil missão de substituir Cordel Encantado.
Sem medo do desafio de viver seu primeiro protagonista em rede nacional, Rafael Cardoso garante que a trama vai conquistar o público. "Acho que o pessoal vai se identificar. O texto da Lícia (Manzo, autora da novela) é maravilhoso. Ela conta a história de uma maneira muito sensível e trata dessas famílias que são diferentes", afirma o ator, que acredita que a história de Ana e Rodrigo poderia existir na vida real. "É possível se apaixonar por um irmão de criação. A pessoa está ali do seu lado o tempo todo", explica Rafael
História com cara de reprise
Em A Vida da Gente, Lícia Manzo aborda questões que não são novidade para os dois atores. Ana, a personagem de Fernanda Vasconcellos, entra em coma logo no início da trama por quatro anos e deixa sua filha, fruto do namoro com Rodrigo (Rafael Cardoso), aos cuidados dele e de sua irmã de sangue, Manuela (Marjorie Estiano). Enquanto Ana está em estado vegetativo, Rodrigo e Manu se envolvem e se casam.
A história da adolescente que engravida e não pode criar a filha lembra muito outra personagem de Fernanda, a Nanda de Páginas da Vida (2006), que morreu ao dar à luz gêmeos. A atriz garante que as duas são muito diferentes. "Não vejo ligação entre as duas. A Ana e a Nanda têm motivações diferentes, e a Ana vai sair do coma, enquanto a Nanda morreu. A Ana é fruto desse novo tipo de família, que é elástica", defende.
Regiane Alves passa de amante a esposa de Paulo Betti em "A Vida da Gente"
Para viver uma personal trainer em A Vida da Gente, próxima novela das seis da Rede Globo, Regiane Alves adotou um novo visual. Com longos cabelos loiros e corpo esculpido por horas de treino na academia, ela tira o sossego de Jonas Macedo (Paulo Betti), seu amante no início da trama.
Não demora muito para a espevitada passar de funcionária a patroa na mansão dos Macedo. Ela arma uma plano para Eva (Ana Beatriz Nogueira) descobrir o caso e, logo após arruinar o casamento dos dois, assume o posto ao lado do abastado empresário. Na foto acima, Cris combina com o arquiteto uma reforma para deixar a casa nos trinques para sua chegada triunfal.
domingo, 25 de setembro de 2011
Ricardo Pereira e Grazi Massafera viverão um casal em crise em "Aquele Beijo"

Em "Aquele Beijo", Ricardo Pereira e Grazi Massafera viverão, respectivamente, os personagens Vicente e Lucena, um casal que acaba se separando. Ela casa com o colombiano Juan (Manolo Cardona) enquanto ele investe na carreira até que conhece Cláudia (Giovanna Antonelli).
A próxima novela das sete da Globo, tem estreia prevista para o dia 17 de outubro. A novela é de Miguel Falabella com direção de Cininha de Paula.
Bianca Bin, Cauã Reymond e Bruno Gagliasso avaliam experiência em "Cordel Encantado"

O amor entre Açucena e Jesuíno mexeu e emocionou a todos em Cordel Encantado. Mas, a vida do casal não foi nada fácil. O coronelzinho Timóteo Cabral fez de tudo para atrapalhar o romance e roubar para ele o coração da jovem sertaneja. Foram inúmeros sequestros, armadilhas, discussões e brigas que agitaram o trio. E na reta final da novela, Bianca Bin, Cauã Reymond e Bruno Gagliasso revelam o que vão levar para suas vidas após estarem na pele dos protagonistas de Cordel.
Pela primeira vez como mocinho de uma novela, Cauã Reymond diz que a experiência foi mais complexa do que imaginava, mas um tanto quanto prazerosa. “Foi difícil porque o mocinho não pode sair muito da linha, ele fica restrito a um espaço de caráter único, o que foi um grande desafio para mim, manter isso. Trabalhei em termo de atuação em pontos em que não estava acostumado. Foi um grande presente, é um momento especial da minha carreira”, avalia Cauã.

O ator aproveita para comentar seu entrosamento em cena com Bianca. “Eu gosto das minhas cenas com ela, pois acho que conseguimos passar um frescor como casal."
Bianca Bin também foi só elogios aos dois colegas e também a todo o elenco da novela. Segundo ela, Cordel Encantado rendeu encontros e parcerias maravilhosas, que a fizeram aprender tanto profissional como pessoalmente. “A palavra comprometimento é boa para simbolizar o que eu aprendi. Foi um trabalho que exigiu muito de mim, que me dediquei por inteiro. Cordel faz parte da minha história, eu estou muito feliz e realizada”, afirma.

Como o grande vilão da trama, Bruno Gagliasso impressionou a todos como o louco e delirante Timóteo. O ator diz que vai levar tudo o que aprendeu com o coronelzinho para sua vida, como uma lição: “O Timóteo foi muito importante na minha vida, não só na minha carreira. Nós atores fazemos personagens que, às vezes, acabamos deixando mais de lado, mas este vai estar sempre no topo da minha vida!”, afirma. Emocionado, Bruno conclui, com convicção: “Foi o trabalho que mais mexeu comigo”.
Para finalizar, o trio apontou as cenas que mais lhe marcaram nesses quase seis meses de novela. Mas é claro que, entre tantos acontecimentos, foi difícil eleger apenas uma. Para Cauã, duas foram as principais: o primeiro encontro de Jesuíno com Herculano e quando o rapaz descobre que é filho do Rei do Cangaço.
Bruno fez questão de lembrar as cenas em que contracenou com Reginaldo Faria, que fez seu pai na trama, e com Luiza Valdetaro, sua irmã. Mas para ele, a cena da coroação de Timóteo foi muito importante. Já Bianca, não teve dúvida na hora de escolher. Para ela, a primeira cena de Jesuíno e Açucena na novela, em que os dois entram no lago ainda crianças e saem dali já crescidos e apaixonados, debaixo de uma árvore trocando juras de amor.
ABERTURAS DE REMAKE
Tema de abertura da novela "Bicho do mato", exibida na TV Globo em 1972 ás 18 horas, com Osmar Prado a frente do elenco.
Música: Bicho do mato - Eustáquio Sena.
Abertura da novela Bicho do Mato (Record 2006-2007)
Música:
"Retratos do Brasil" - Sérgio Reis e João Caetano
O Remake:
Bicho do Mato é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Record de 18 de julho de 2006 a 20 de março de 2007. Escrita por Bosco Brasil e Cristianne Fridman, com supervisão de Tiago Santiago e com colaboração de Camilo Pellegrini, Maria Cláudia Oliveira e Valéria Motta foi dirigida por Edson Spinello, César Rodrigues, Roberto Bomtempo e Daniel Ghivelder, e teve Edson Spinello na direção geral.
Conta a história do jovem Lucas (Juba), criado desde pequeno pelo pai, Fernando, na Fazenda Boa Esperança, localizada no Pantanal, junto à natureza e a aldeia indígena dos "Guaporá".
No Rio de Janeiro, vive a mãe de Juba, Laura, que abandonou o filho para se casar com o cruel Ramalho Rodrigues, o vilão da história, um poderoso e ganancioso empresário que tenta usurpar as terras de Juba e dos índios para a exploração de uma mina de diamantes. Laura e Ramalho são pais de Tavinho, um jovem rebelde que se apaixona por Betinha, uma moça pobre, filha de Túlio (motorista de Ramalho) com Dona Wanda, servente na faculdade em que a filha estuda. Betinha é ambiciosa e mente sobre sua posição social, seduzindo Tavinho sem que ele saiba quem ela realmente é.
Tavinho é amigo de Emílio, herdeiro do casal Alzira e Alfredo, e primo de Juba. Emílio é a paixão de Ruth, a outra vilã da história. Emílio é o namorado de Cecília, uma jovem médica em conflito com a avó, a nefasta Bárbara.
Juba é obrigado a ir para a cidade grande, vingar o assassinato de seu pai, cujos responsáveis são os interessados na exploração de suas terras e nas da tribo indígena que vive perto. Lá, acompanhado de seu amigo índio Iru, Juba enfrentará o mundo de novidades que se abre à sua frente, grandes desafios e encontrará seu grande amor, a jovem Cecília, entrando em conflito com Emílio e despedaçando o coração da jovem índia Tiniá, apaixonada por ele.
A novela que fez sucesso na Globo e depois de muito tempo foi para a Record, lhe trazendo grande sucesso assim como outro remake que eles também produziram a Escrava Isaura.
Bicho do Mato elevou bastante os índices de audiência da rede Record em 2006, mas a reprise da novela não deu muito certo que ocorreu em 2009 a audiência foi muito baixa além disso terminou muito cedo, somente com 3 meses de exibição.
A Reprise:
A Novela Bicho do Mato da Record, que está de volta à programação da emissora, de segunda à sexta, às 17h e foi auterada indo das 16:20, e depois para as 16:00.
ÚLTIMAS DA TELINHA

A Globo planeja produzir o remake de Gabriela, famosa obra de Jorge Amado, adaptada pela emissora em 1975, onde também fez sucesso como novela das dez. A nova versão deverá estrear em 2012, como novela das onze, com 60 capítulos, seguindo a linha de "O Astro".
O remake de "Gabriela" deve ser uma estratégia da Globo para seduzir os herdeiros de Jorge Amado, que estavam dificultando a renegociação de vários títulos da obra do escritor baiano, entre elas Dona Flor e Seus Dois Maridos.
Apesar de ter o direito de fazer um remake de "Gabriela", escrita por Wálter George Durst em 1975, a Globo temia que alguma outra emissora pudesse vir a fazer uma nova versão, adquirindo os direitos do livro "Gabriela Cravo e Canela". Depois de várias negociações, a Globo conseguiu recentemente chegar a um acordo com os herdeiros.
Para se ter idéia, o Canal Viva pretendia reprisar a novela "Tieta (1989)", adaptação de Aguinaldo Silva de outra famosa obra de Jorge Amado. As negociações não deram certo e "Roque Santeiro" entrou no lugar.
Juliana Paes foi convidada para dar vida à protagonista, interpretada por Sonia Braga na primeira versão para TV. Atualmente fazendo uma participação em "O Astro", Juliana estava reservada por João Emanuel Carneiro, autor da próxima novela das nove, para um dos principais papéis de sua história, também prevista para 2012. O TV AUDIÊNCIA também anunciou que a atriz deverá está na próxima novela de Glória Perez. Agora é esperar pra vêr!
Na semana passada, Juliana foi liberada pela Globo e agora tem autonomia para escolher seu próximo trabalho. Dificilmente uma atriz recusaria um papel como este!
Roberto Talma deverá ficar com a direção de nucleo. O diretor atualmente está responsável pelo remake de "O Astro".
Personagem de Carlos Machado pode ser Gay em Fina Estampa
Em "Fina Estampa", Ferdinand vem sendo apontado como o mais provável ocupante da vaga de namorado misterioso do Crô (Marcelo Serrado).
Carlos Machado, que interpreta o personagem, se apressa em dizer que não acredita que o atleta de vôlei de praia jogue no outro time.
"Eu acho que não", contou. "A gente mesmo não sabe, mas eu acho que ele é muito macho para isso."
O ator diz que tem algumas semelhanças com o personagem, principalmente porque compartilha com ele o gosto pelos esportes.
Mas não é tudo. Machado, assim como Ferdinand, também é militar. Só que, enquanto ele está na reserva, o personagem foi reformado.
Essa será, aliás, uma das histórias a serem desenvolvidas pelo autor Aguinaldo Silva ao longo da trama.
"Ele foi reformado por um problema de saúde, mas não tem problema de saúde nenhum", confidenciou. "Acho que tem alguma coisa estranha aí..."
Mudanças no jornalismo da Rede Globo
O Bom Dia Brasil estreia nesta segunda-feira, dia 26, novidades no cenário e em sua equipe. O jornalista Chico Pinheiro assume a bancada ao lado de Renata Vasconcelos. Renato Machado, que estava à frente do telejornal há 15 anos e foi um dos responsáveis por sua reformulação, se muda para Londres, na Inglaterra, onde será repórter especial da emissora.
Renato ainda comanda o Bom Dia Brasil no dia 26 ao lado de Renata e, juntos, estreiam um novo cenário. No último bloco, ele se despede do público e convida Chico Pinheiro para o estúdio.
- O grande desafio nesta nova fase é o de substituir o Renato Machado, profissional que admiro muito. Mas tenho certeza de que vamos continuar produzindo um jornalismo de excelente qualidade - diz Chico Pinheiro, que se despediu do SPTV nesta sexta-feira.
Nos próximos meses, Renato Machado viaja para Londres, onde, além de ser repórter especial, terá uma coluna semanal no Jornal da Globo e será o responsável pela apresentação do noticiário internacional no Bom Dia Brasil.
- A expectativa neste momento é muito grande. É uma nova fase e, curiosamente, uma espécie de retorno, porque estou voltando para a área internacional, que foi onde eu comecei minha carreira em rádio e televisão - conta o jornalista.
O novo estúdio do Bom Dia Brasil, desenvolvido pelo Departamento de Arte do jornalismo da Rede Globo, tem 360 graus, traz uma nova bancada, um novo set de entrevistas e um telão, que confere mais interatividade ao telejornal.
- O novo cenário é mais claro, leve e contemporâneo, explica Alexandre Arrabal, diretor de arte.
O telão de 3.40m x 1.90m permite que até oito links diferentes sejam exibidos simultaneamente, entre entradas ao vivo de repórteres, infográficos e artes.
Em São Paulo, o jornalista César Tralli assume a bancada da primeira edição do SPTV, antes apresentado por Chico Pinheiro e Mariana Godoy.
Estamos com uma boa expectativa para a estreia, continuamos o desafio de retratar São Paulo com todos os contrastes que a cidade tem- diz Tralli.
O jornalista apresenta o telejornal em um novo cenário que dá mais agilidade e interação com os repórteres, especialistas e convidados. Além da bancada, o estúdio tem um set de entrevistas e conta ainda com três telões, dois deles interativos. Esse novo cenário atende a todos os telejornais locais de São Paulo – Bom Dia São Paulo e SPTV 1ª e 2ª edições.
- Esse novo cenário traz mais mobilidade. Vou ter um papel de articulador e, com isso, o telejornal fica ainda mais ágil - finaliza Tralli.
Nesta segunda-feira, estreia também o "Parceiro do SP", projeto pioneiro do jornalismo da Rede Globo, que traz para o telejornal o olhar diferenciado de moradores de sete regiões da capital e da região metropolitana. Os parceiros são de Guarulhos, São Miguel Paulista, Freguesia do Ó, Franco da Rocha, M’Boi Mirim, Osasco e Diadema.
Com a chegada de César Tralli ao SPTV, a jornalista Mariana Godoy reforça, de São Paulo, o time de apresentadores do Jornal das Dez na Globo News, ao lado de André Trigueiro, no Rio e João Borges em Brasília. E Chico Pinheiro assume a bancada do Bom Dia Brasil com Renata Vasconcelos.
Especialistas do SPTV
O SPTV contará com a experiência de cinco especialistas para analisar as principais notícias da cidade de São Paulo. Os especialistas participarão do telejornal de acordo com a pertinência do noticiário, se periodicidade fixa. São eles:
- Alessandro Buzo – Especialista em cultura da periferia. Escritor, apresentador e cineasta. Já publicou oito livros.
- Diógenes Lucca – Especialista em segurança pública. Esteve 11 anos a frente do GATE e 30 anos na Polícia Militar. Especialista em Gerenciamento de Crises e Negociações. Bacharel em Direito e pós-graduado em Política e Estratégia pela USP. Mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Estudos Superiores da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
- Kazuo Nakano – Especialista em urbanismo e desenvolvimento da cidade. Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e pós-graduado em gestão urbana e ambiental pelo Institute for Housing and Urban Development, de Rotterdam, na Holanda. Mestre em Estruturas Ambientais e Urbanas pela USP e doutorando em Demografia no Núcleo de Estudos Populacionais (NEPO) da UNICAMP.
- Marcio Rachkorsky – Especialista em questões sobre condomínio, cidadania e defesa do consumidor. Membro da Comissão de Direito Urbanístico da OAB-SP e pós-graduado em Direito Contratual. Atuou nos quadros “Chame o Síndico” e “Reunião de Condomínio”, do Fantástico, apresentador do boletim “Condomínio Legal”, da Rádio CBN, e comentarista do quadro “Meu Condomínio Tem Solução”, do SPTV 1ª Edição.
- Sergio Ejzenberg – Especialista em transporte e trânsito. Mestre em Engenharia de Transporte pela USP, engenheiro consultor da ONU no programa de desenvolvimento de Transportes PNUD para Bogotá/Colômbia. Dedica-se à Engenharia de Tráfego desde 1976. Foi colaborador por 15 anos da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo.
Michelle Loreto fará a previsão do tempo diariamente.
"Oração ao Tempo" na voz de Maria Gadú, será o tema da abertura de "A Vida da Gente"

Ao som da música Oração ao Tempo, de Caetano Veloso, agora na voz de Maria Gadú, a abertura da próxima novela das seis A Vida da Gente traz os três protagonistas da trama em diferentes fases da infância e da adolescência. A abertura é composta por fotos e vídeos que ajudam a contar a história de Ana (Fernanda Vasconcellos), Manuela (Marjorie Estiano) e Rodrigo (Rafael Cardoso).
São lembranças de festas de aniversário; de Ana, ainda menina, começando no tênis e de seu primeiro troféu no esporte; da cerimônia de casamento de Eva (Ana Beatriz Nogueira) e Jonas (Paulo Betti); fotos da família feliz e do trio se divertindo quando criança e adolescente.
Irmãos postiços na ficção, os personagens Ana, Manuela e Rodrigo formam um triângulo amoroso na trama de Lícia Manzo, que tem direção de núcleo de Jayme Monjardim e estreia na próxima segunda-feira (26). "Quis trazer para o centro da ficção o que estamos vivendo e experimentando hoje, em novos desenhos das relações familiares e humanas", adianta a autora Lícia Manzo, que aposta na família como tema central da novela.
Petrônio Gontijo retorna à Record após atuar em 'Insensato Coração'

O ator Petrônio Gontijo deixará a Globo para voltar à Record, mesmo tendo uma atuação elogiada em Insensato Coração.
Ele protagonizará O Madeireiro, conto de Aloísio Azevedo adaptado como especial de fim de ano para a emissora. Assim como fez com a Globo, Petrônio assinou contrato por obra. Ele atuará com Bianca Rinaldi.
Heloísa Périssé ganha papel em substituta de 'Fina Estampa'
'Cordel Encantado' termina com 32 pontos no Ibope e leitura de cordel

Após matar os vilões no penúltimo capítulo, as autoras de "Cordel Encantado" encerraram a trama das 18h sem grandes conflitos e com mensagens políticas. A última cena mostra Duca Rachid e Thelma Guedes, acompanhadas do elenco, ouvindo a história de Jesuíno (Cauã Reymond) e Açucena (Bianca Bin) contada pela boca de poetas cordelistas. Na sequência, a história foi dedicada "aos poetas populares do Nordeste e aos tropicalistas que, a partir deles, nos reinventaram". O episódio manteve a média e teve picos de 32 pontos no Ibope. Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande São Paulo. Dados preliminares fornecidos pela TV Globo informam que a média de audiência do último capítulo foi de 29 pontos. Dos televisores ligados no horário, 53% estavam sintonizados na novela.
O capítulo mostrou Jesuíno recusando a coroa de Seráfia e entregando-a ao rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia). Ele então se casa com Açucena e resolve voltar a Brogodó. Em discurso, Augusto conta que sua mulher Maria Cesária (Lucy Ramos) está esperando um herdeiro. Logo depois, ele apresenta seu filho mestiço para o povo como Augusto Frederico 4º, o Benvindo, que tem como missão unificar o reino de Seráfia.
Embora o nascimento desse bebê pareça uma mensagem subliminar de unificação social, durante o capítulo houve outra, mais direta, apresentada durante um debate entre os candidatos a prefeito de Brogodó. O príncipe Felipe (Jayme Matarazzo) diz que não fará promessas, mas que sua plataforma de campanha defende o direito à educação e a valorização da cultura. Ele termina eleito.
Após perder a duquesa Úrsula (Débora Bloch), Herculano (Domingos Montagner) é surpreendido pela mãe de Jesuíno, Benvinda (Claudia Ohana), que pede para voltar com ele para o sertão. Houve nascimentos, casamentos, mas os desfechos típicos de um final feliz se encerram com a aparição do coronel Pedro (Caco Ciocler), que veio tomar posse das terras que eram de Timóteo (Bruno Gagliasso). O Profeta (Matheus Nachtegaele), então, dá a mensagem final: "Isso é para que não nos esqueçamos que a maldade sempre vai existir."
Além da audiência alta, um tuiteiro com perfil falso, mas que aparentemente tem um medidor do Ibope em casa, informava outros dados sobre o público da novela. De acordo com esse perfil, 69% dos telespectadores da novela são mulheres. Informou ainda que 38% da audiência de "Cordel" está na faixa etária acima dos 50 anos. Em termos de classe sociais, ainda segundo esse perfil no Twitter, 38% são das classes A e B, 49% da classe C, e 13% das classes D e E.
sábado, 24 de setembro de 2011
domingo, 18 de setembro de 2011
ESPECIAL

Começa agora uma pequena homenagem a uma novela que encanta e continua encantado a todo o Brasil e que fez muito sucesso e vem cada vez mais arrecadando altos índices de audiência para a Rede Globo. Cordel Encantado uma verdadeira obra prima escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes criadoras que fizeram da sua criatura um sucesso nacional com a direção de Amora Mautner e Ricardo Waddington , com um elenco de primeira e uma história inesquecível que vai deixar muitas saudades. Cordel Encantado vai chegando ao fim, mas nos do Tv Audiência fizemos uma singela homenagem a está novela de grande sucesso,que é considerado pelos críticos a melhor novela que já passou nos últimos tempos .
Com um enredo de Contos de Fada e Literatura de Cordel misturando o Nordeste Brasileiro e um reino Europeu, Cordel Encantado deu muito certo. Vamos mostra os bastidores, o que ocorreu durante as gravações, vídeos, imagens, elenco e os lugares onde ocorreu as gravações saindo da França para Sergipe e mostrando as belezas e a cultura nordestina para todo o Brasil.
Vamos começar a nossa homenagem, a 6 meses atrás quando as autoras estavam pensando qual seria o nome da novela e se a Globo ia exibi-la logo depois de Araguaia. Coisa que aconteceu e o nome da novela que passou de “Desejo das Águas” para “ Pisa na Fulô” até chegar “Cordel Encantado”,tinha boatos que a banda Cordel do Fogo encantado que acabou e não tinha gostado do título mas não ocorreu nada e a banda não interferiu no título da novela.
Teve boatos que a estória ia passar nos dias de hoje, mas se confirmou como novela de época e o lugar a ser gravado a estória seria em Sergipe. A novela por ser uma fábula teve 5 meses e com os altos índices de audiência chegando a 30 pontos foi aumentada com mais 2 semanas, sendo assim 5 meses e 2 semanas no ar. Gravada em 24 quadros e com um figurino impecável a novela é um verdadeiro encanto para os nossos olhos.
Vamos deixar de conversa e que tal viajarmos agora além relembrar tudo desta novela magnífica.
O COMEÇO
Thelma Guedes e Duca Rachid falam do cangaço em nova novela das seis

A dupla de autoras Duca Rachid e Thelma Guedes voltam a escrever uma nova novela, para às 18h na Globo, com previsão de estréia para março de 2011, substituindo “Araguaia” de Walther Negrão, que estréia esta segunda, 27/09. A novela tem título provisório de “Desejo das Águas”, adiantando que será pouco provável que vire título definitivo.
Conforme algumas fontes, a próxima novela das autoras será mesmo de época, porém, com um estilo meio que fugindo de outras novelas tradicionais de época, exibidas as seis, que retrataram sempre historias voltadas no eixo Rio de Janeiro/São Paulo. Dessa vez, a trama se passará no nordeste do Brasil, possivelmente contando a história do cangaço, da época de Lampião e Maria Bonita.
A novela se passará em duas épocas, a primeira em 1910, com uma fase bem mais curta e a segunda em 1930, até o final da novela. A historia também será ambientada numa fictícia cidade nordestina.
É muito grande o segredo que gira em torno da nova novela de Duca Rachid e Thelma Guedes, mas também deixa-se escapar que os principais nomes cogitados para protagonizar a novela, são os de Paola Oliveira e Carmo Dalla Vechia, ambos atores que brilharam em “Cama de Gato”, ultimo folhetim da dupla de autoras. Outra promessa surpreendente é que Paola e Carmo vivam cangaceiros na trama, bem no estilo Lampião e Maria Bonita.
Vale lembrar, que se aprovada, esta nova novela de Thelma Guedes e Duca Rachid, não será a primeira novela que terá o cangaço como tema central. Nos anos de 1997 e 1998, a extinta Rede Manchete produziu a novela “Mandacarú”, com direção do saudoso Walter Avancini, que falava fundamentalmente do cangaço. “Mandacarú” foi livremente inspirada no romance “Dente de Ouro” de Menotti Del Picchia e teve os atores Murilo Rosa, Victor Wagner e Carla Regina nos principais papeis. A novela fez relativo sucesso, tanto, que a Band comprou os direitos de exibição, reapresentando em seu horário nobre em 2006.
GRAVAÇÃO DA NOVELA
Gravações de “Cordel Encantado” na França


Débora Bloch, Luiz Fernando Guimarães e Carmo Dalla Vecchia, entre outros atores, estão na França, gravando as primeiras cenas de "Cordel encantado". Com direção de Amora Mautner, a novela de Duca Rachid e Thelma Guedes mostrará imagens do Vale do Loire, região francesa com vários castelos.

Usando figurino de época, os atores foram clicados por fotógrafos da AFP em frente ao castelo de Chambord. Cerca de 15 atores estão gravando na França. 'Cordel encantado', que também terá Bianca Bin e Nathalia Dill no elenco, sucederá a "Araguaia" no horário das 18h.

Video Show - Cordel Encantado na França e em Sergipe
Gravações de “Cordel Encantado” em Sergipe
SSP discute a segurança para a gravação da novela Cordel Encantado

O Governo do Estado começou a atuar com o objetivo de garantir a segurança nas locações da novela Cordel Encantado, que será gravada na cidade de Canindé do São Francisco.
O Governo do Estado começou a atuar com o objetivo de garantir a segurança nas locações da novela Cordel Encantado, que será gravada na cidade de Canindé do São Francisco, no norte de Sergipe. Uma reunião realizada na tarde desta sexta-feira, dia 4, na Secretaria da Segurança Pública (SSP) definiu um planejamento para que as gravações da próxima novela das 18h aconteçam com o apoio dos serviços das forças policiais.
O secretário João Eloy já definiu para o próximo dia 24 de fevereiro uma visita às locações da novela acompanhado por gestores da PM, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, Prefeitura Municipal de Canindé, diretores da novela e representantes da Secretaria da Segurança Púbica de Alagoas. Segundo João Eloy, a ideia é definir um plano operacional para evitar que haja o registro de qualquer tipo de crime, já que nos próximos meses o fluxo de profissionais e turistas vai aumentar, inclusive no período do Carnaval.
A secretária de Turismo de Canindé, Sílvia Oliveira, disse que o apoio da SSP é imprescindível. “Estamos encontrando um espaço muito importante aqui junto aos que fazem a SSP. É o primeiro órgão que procuramos, pois sabemos que a atuação das polícias e do Corpo de Bombeiros ali na região vai ser indispensável para que tudo ocorra da melhor maneira possível”, destacou a secretária.
De acordo com Renato Azevedo, coordenador de produção da novela Cordel Encantado, durante o período de gravações em Sergipe, a SSP terá um papel importante para projetar a imagem do Estado. “Estamos contando com um apoio muito grande de todos no Estado e estamos hoje aqui para pedir o apoio também da SSP de Sergipe”, reforçou Renato Azevedo.
A reunião contou ainda com a presença do secretário-adjunto da Segurança Pública, coronel Aelson Resende; do superintendente da Polícia Civil, João Batista Santos Júnior; da delegada Katarina Feitoza, coordenadora das Delegacias da capital; do prefeito Orlandinho Andrade; e do secretário de Finanças de Canindé, Kaká Andrade; e o empresário Manoel Foguete.
A novela
Canindé do São Francisco recebe a equipe de filmagem da Rede Globo para as primeiras imagens da novela Cordel Encantado na segunda semana de fevereiro. A novela estreará a partir de abril. Do elenco principal, virão para as primeiras cenas nada menos que dez atores, entre eles a protagonista Bianca Bin, que volta a filmar praticamente sem descansar: ela viveu a Fátima de “Passione” que acabou há poucos dias. Ela faz o papel de Aurora, uma princesa européia que é seqüestrada, vem parar no sertão brasileiro e é criada como cangaceira.
A novela se passa nos anos 20. As gravações em Sergipe têm previsão de durar 2 semanas e vão aproveitar os cânions, falésias, grutas e fazendas da região. As locações já foram escolhidas por uma equipe de pré-produção no início de janeiro. A equipe grava ainda num castelo no Vale do Loire, na França, que servirá de locação para as cenas do reino fictício do personagem de Carmo Dalla Vecchia, pai de Aurora.
Fonte: SSP
Globo começa a gravar novela em Sergipe e cangaço estará em evidencia
Cordel Encantado será gravada em Canindé do São Francisco

O Governo de Sergipe começou a atuar com o objetivo de garantir a segurança nas locações da novela Cordel Encantado, que será gravada na cidade de Canindé do São Francisco, no norte do Estado, pela Rede Globo.
Uma reunião realizada na tarde da última sexta-feira (04), na Secretaria da Segurança Pública (SSP), definiu um planejamento para que as gravações da próxima novela das 18h aconteçam com o apoio dos serviços das forças policiais.
O secretário João Eloy já definiu para o próximo dia 24 de fevereiro uma visita às locações da novela, acompanhado por gestores da PM, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, Prefeitura Municipal de Canindé, diretores da novela e representantes da Secretaria da Segurança Púbica de Alagoas.
Segundo João Eloy, a ideia é definir um plano operacional para evitar que haja o registro de qualquer tipo de crime, já que nos próximos meses o fluxo de profissionais e turistas vai aumentar, inclusive no período do Carnaval.
“Estamos encontrando um espaço muito importante aqui junto aos que fazem a SSP. É o primeiro órgão que procuramos, pois sabemos que a atuação das polícias e do Corpo de Bombeiros ali na região vai ser indispensável para que tudo ocorra da melhor maneira possível”, destacou a secretária de Turismo de Canindé, Sílvia Oliveira.
De acordo com Renato Azevedo, coordenador de produção da novela Cordel Encantado, durante o período de gravações em Sergipe, a SSP terá um papel importante para projetar a imagem do Estado. “Estamos contando com um apoio muito grande de todos no Estado e estamos hoje aqui para pedir o apoio também da SSP de Sergipe”, reforçou Renato Azevedo.
A novela
Canindé do São Francisco recebe a equipe de filmagem da Rede Globo para as primeiras imagens da novela Cordel Encantado na segunda semana de fevereiro. A novela estreará a partir de abril.
Do elenco principal, virão para as primeiras cenas nada menos que dez atores, entre eles a protagonista Bianca Bin, que volta a filmar praticamente sem descansar: ela viveu a Fátima de “Passione” que acabou há poucos dias. Ela faz o papel de Aurora, uma princesa européia que é seqüestrada, vem parar no sertão brasileiro e é criada como cangaceira.
A novela se passa nos anos 20. As gravações em Sergipe têm previsão de durar duas semanas e vão aproveitar os cânions, falésias, grutas e fazendas da região. As locações já foram escolhidas por uma equipe de pré-produção no início de janeiro.
A equipe grava ainda num castelo no Vale do Loire, na França, que servirá de locação para as cenas do reino fictício do personagem de Carmo Dalla Vecchia, pai de Aurora.
Cordel Encantado: Fotos das gravações da novela em Sergipe

A realeza europeia e a do sertão se encontraram nas gravações de “Cordel encantado”, em Sergipe, no município de Canindé do São Francisco, e Alagoas, na cidade de Olho d’Água. De um lado, estavam o Rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) e seu séquito gravando cenas de deslumbrando com a natureza do Brasil e de tristeza. É que a rainha Cristina (Alinne Moraes) vai morrer em uma emboscada articulada pela duquesa Úrsula (Débora Bloch) e Nicolau (Luiz Fernando Guimarães). De outro, o rei do cançago Herculano (Domingos Montagner) e sua trupe cavalgavam pelo árido sertão.

A cena da partida da corte de Seráfia, após a morte da rainha Cristina, foi realizada no leito do rio São Francisco. Nicolau e a rainha travaram uma briga na mata, até o momento em que a carroça da primeira dama do reino cai no penhasco. Enquanto isso, Herculano, com sua mulher Benvinda (Claudia Ohana) e o filho, Jesuíno (Alfredo henrique da Silva), lidera a turma de cangaceiros. Os dois reinos se encontram quando o rei do cangaço encontra Cristina agonizando. Antes de morrer, ela lhe faz um último pedido: que ele conte a seu marido, o rei Augusto, que sua filha, Aurora, está viva. É que sentindo o perigo, a rainha entrega sua menina para um casal de sertanejos, na tentativa de protegê-la da morte.
Durante os quatro dias de filmagem, aproximadamente 70 profissionais do Rio, entre equipe de produção, de direção e elenco, trabalharam com outras 100 pessoas da região, incluindo os figurantes do núcleo do cangaço e da realeza.
A NOVELA PROMETE MUITA AÇÃO JÁ NOS PRIMEIROS CAPÍTULOS….
Presidente da Emsetur fala de 'Cordel Encantado', novela da Globo em Sergipe
Novela "Cordel Encantado" é gravada em Xingó

Cenários nos Estados de Sergipe e Alagoas fizeram parte das gravações que vai ao ar dia 11 de abril. No período de 16 a 19 de março, o Diretor Gustavo Fernandes e o Produtor Executivo da Rede Globo, Renato Azevedo, estiveram na região do Complexo Turístico Xingó, que integra os Estados de Sergipe e Alagoas, comandando uma equipe de aproximadamente 170 pessoas, nas gravações da próxima novela global, Cordel Encantado.A primeira cena da novela foi gravada no munícipio sergipano, Canindé de São Francisco, com cerca de 20 figurantes, selecionados na própria região.

Novela Cordel Encantado é gravada no Complexo Xingó
Cenários nos Estados de Sergipe e Alagoas fizeram parte das gravações que vai ao ar dia 11 de abril
No período de 16 a 19 de março, o Diretor Gustavo Fernandes e o Produtor Executivo da Rede Globo, Renato Azevedo, estiveram na região do Complexo Turístico Xingó, que integra os Estados de Sergipe e Alagoas, comandando uma equipe de aproximadamente 170 pessoas, nas gravações da próxima novela global, Cordel Encantado, que tem estréia marcada para 11 de abril. Entre essas pessoas, estavam técnicos, produtores, atores, diretores, figurinistas e assistentes, além de uma equipe local de aproximadamente 50 pessoas, entre auxiliares de serviços gerais, eletricistas, costureiros, seguranças, Policiais da PM, Bombeiros, Marinha, serviço de alimentação, empresas de banheiros químicos, entre outras, etc.
A primeira cena da novela foi gravada no município sergipano, Canindé de São Francisco, dia 16, às 3h30min da manhã, na área que compreende o Dique 4, onde foi retratado os sertanejos caminhando na zona rural da cidade fictícia de Brogodó.Uma outra cena em destaque, que também vai ao ar no primeiro capítulo foi gravada na Fazenda Mundo Novo, povoado de Curituba, em Canindé, batizada de “Banho Real”, com presença dos atores principais, a Rainha Cristina (Alinne Moraes); o Rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia); Úrsula (Débora Bloch); Nicolau (Luiz Fernando Guimarães) e cerca de 20 figurantes, selecionados na própria região.
Em Canindé de São Francisco, três pontos serviram de cenário para gravação do primeiro capítulo da novela da Globo. O primeiro foi no Dique 4, o segundo cenário na Fazenda Mundo Novo, com o Banho Real e a terceira a caminhada dos sertanejos com o pôr do sol, próximo ao Xingó Parque Hotel.Para que as filmagens acontecem com sucesso, foi montando um SET de Gravação com estrutura completa na Fazenda Mundo Novo: banheiros químicos, geradores, alimentação, seguranças, eletricistas; ventiladores e uma série de equipamentos para que tudo pudesse acontecer com conforto e agilidade.
O prefeito de Canindé de São Francisco, Orlando Porto de Andrade e a primeira dama, Joana Honorato acompanharam as gravações que teve inicio na madrugada e só foi finalizada por volta das 18 horas, na Fazenda Mundo Novo, povoado Curituba. “Esse momento é importante principalmente para promover a integração e promoção do destino turístico Xingó”, disse Orlandinho. A estrada de acesso as trilhas e local do Banho Real na Fazenda Mundo Novo, foi preparada pela Prefeitura Municipal de Canindé, através da Secretaria Municipal de Obras, onde a equipe comandada pelo Secretário Municipal, Beto Vieira não mediu esforços para concluir os serviços em tempo recorde.
No dia seguinte as gravações prosseguiram com montagem da mesma estrutura de SET na área do atracadouro que atualmente serve de parada para banho dos turistas que seguem do Restaurante Flutuante Karrancas, em Canindé, para conhecer o Paraíso do Talhado, em Olho D’Água do Casado (AL). Nesta cena o destaque ficou por conta da canoa de tolda concedida pela Prefeitura Municipal de Piranhas.
Já no terceiro dia as gravações aconteceram no alto das falésias e Mirante do Talhado, em Delmiro Gouveia (AL), com presença dos atores Domingos Montagner (Herculano) e Claudia Ohana (Benvinda). Um helicóptero foi utilizado para registro de diversas cenas. A bela Canoa de Tolda da cidade de Piranhas (AL) serviu para a chegada da família real no Brasil. A Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento de Canindé de São Francisco, Silvia de Oliveira e a Secretária Municipal de Turismo, Cultura e Esportes de Delmiro Gouveia, Wilma Rogers estiveram juntas acompanhando as gravações. “Destaca neste projeto, a oportunidade de conhecer pessoas como a Wilma e o Zé Francisco de Delmiro, bem como a grande chance de realmente estarmos em conjunto promovendo o Complexo Xingó”, disse Silvinha com é carinhosamente conhecida.

Novela – Segundo o produtor executivo da Rede Globo, Renato Azevedo, desde outubro ele vem mantendo contato com equipe de Sergipe e Alagoas. A TV Globo responsável pela produção da novela “Cordel Encantado”, definiu as locações. Escrita pelas autoras Thelma Guedes e Duca Rachid, com direção de núcleo de Ricardo Waddington e direção geral de Amora Mautner. Ainda de acordo com o produtor Renato Azevedo, a história se inicia quando uma família real da Seráfia do Norte, localizado na Europa vem ao Sertão brasileiro em busca de um tesouro. Nesta viagem há um acidente e esta família volta para Europa. Após 20 anos, a família real retorna ao Sertão em busca da Princesa que foi criada por uma sertaneja e assim iniciamos nossos contos”, completa Renato Azevedo.
Tanto em Canindé de São Francisco, quanto em Olho D’Água do Casado e Delmiro Gouveia, as Prefeituras Municipais foram responsáveis pelo apoio na abertura de estradas e diversas outras necessidades. Em Canindé, a Mundo Novo, em Olho D’Água do Casado o acesso ao Show da Natureza e em Delmiro Gouveia, o acesso a visão do alto dos cânions do Mirante do Talhado, na propriedade do José Francisco e do professor Raimundo Nonato. Neste local foi gravada a sequência de cenas do acidente com a carruagem real, que vai a ar no primeiro capítulo, previsto para dia 11 de abril.
Novela Cordel Encantado em Piranhas - AL
Além do Nordeste Brasileiro a novela também foi gravada em MG.
São Lourenço Cidade do Sul de MG recebe gravações de Cordel Encantado EPTV com Notícias
VOCÊ SABIA:
Cidade onde foi gravado Cordel encantado promete um São João inesquecível
De 1º a 30 de junho, a cidade de Canindé de São Francisco, considerada portão de entrada do Complexo Turístico de Xingó, localizada no alto sertão de Sergipe e a 12 quilômetros da cidade histórica de Piranhas (AL), vai entrar no clima do São João Encantado, inspirado na novela global Cordel encantado, que utilizou a cidade como base para toda a logística de hospedagem, alimentação e contratação dos figurantes que participaram das gravações da novela que tem chamado a atenção, graças ao cenário do Cânion do Xingó, o sotaque nordestino dos personagens e, principalmente, a Rota do Cangaço.
O famoso banho real do rei Augusto, vivido por Carmo Dalla Vecchia, rainha Cristina (Alinne Moraes), Úrsula, encarnada por Débora Bloch e Nicolau (Luis Fernando Guimarães), ocorreu justamente na Fazenda Mundo Novo, em Canindé de São Francisco, um cenário de tirar o fôlego e que engloba o Cânion do Xingó, sítios arqueológicos e trilha no bioma caatinga. Cerca de 20 figurantes foram selecionados na própria região, entre eles Lígia Avelino, pedagoga e funcionária da administração da Secretaria de Turismo de Canindé de São Francisco.
“Fiz uma sertaneja, é a minha vida”, conta a figurante, que ainda revelou que o núcleo dos sertanejos era o mais divertido. “Mesmo acordando às 4h, a gente brincava. Não ficávamos tensos com as gravações”, afirma Lígia. Além de destacar a descoberta de um novo lado das novelas – a produção –, Lígia conta que foi uma experiência gratificante. “Foi a oportunidade de mostrar o nosso estado e a nossa cidade – que é pequena, mas tem um povo acolhedor – para o Brasil e até internacionalmente”, salienta a pedagoga. Além de Canindé, figurantes de cidades vizinhas como Piranhas e Poço Redondo participaram das gravações.
As cenas foram feitas também no atracadouro que serve de parada para banho dos turistas que seguem do Restaurante Flutuante Karranca’s, em Canindé, para conhecer o Paraíso do Talhado, em Olho D′Água do Casado (AL). Nessa cena, o destaque ficou por conta da bela canoa de tolda, embarcação histórica cedida pela Prefeitura Municipal de Piranhas. As falésias e o Mirante do Talhado, em Delmiro Gouveia (AL), também serviram de cenário para os atores Domingos Montagner (Herculano) e Cláudia Ohana (Benvinda).
Rota do Cangaço
Canindé tem toda a infraestrutura para os turistas que desejam fazer o passeio a bordo de catamarã pelo lago e Cânion do Xingó, com almoço no Restaurante Flutuante Karranca’s. O passeio integra os estados de Sergipe e Alagoas. A secretária municipal de Turismo, Silvia de Oliveira, é uma batalhadora pelo desenvolvimento do roteiro integrado do Complexo Xingó. “Acredito que o desenvolvimento turístico dessa região será fortalecido a partir do momento que todos estiverem trabalhando juntos em favor da sustentabilidade desse destino, que é um diferencial na Região Nordeste”, explica Silvinha, como é carinhosamente conhecida no trade nacional.
Um produto que também é trabalhado pelos municípios sergipanos de Canindé de São Francisco, Poço Redondo e a cidade alagoana de Piranhas, é a Rota do Cangaço, em que, a bordo de um catamarã (o Poronga, administrado pelo Xingó Parque Hotel) ou embarcações temporárias, o turista navega pela parte baixa do Rio São Francisco, com acesso à trilha que segue até a Grota de Angico em Sergipe no município de Porco Redondo.Nesse local, Lampião, Maria Bonita e seus nove companheiros foram mortos em 28 de julho de 1938.
Saiba mais:
Forródromo
A programação do São João Encantado de Canindé de São Francisco ocorrerá de 1º a 16 de junho, com as quermesses juninas, em que comidas típicas e o forró pé-de-serra estarão em destaque. De 17 a 19, o Forródromo de Canindé, que é transformando em um grande arraial, vai retratar alguns dos cenários globais da cidade fictícia de Brogodó e, com certeza, graças à programação, vai atrair turistas e apaixonados pela festa que deixa colorida a Região Nordeste.
Entre os nomes que estarão animando o São João em Canindé estão previstos os forrozeiros Aldemário Coelho; Alcimar Monteiro; bandas Mastruz com Leite; Calcinha Preta; Aviões do Forró; Forró do Muido; Mayara Santana e diversas outras de forró. Já de 20 a 30 de junho, a tradição junina prossegue em Canindé, com os concursos “Minha Rua é 10”, "Quadrilha Junina" e "Levanta Poeira".
ESTREIA
'Cordel Encantado' estreia hoje (11), gerando grandes expectativas

Estreia hoje a tão esperada novela de Thelma Guedes e Duca Rachid, Cordel Encantado.
A grande fonte de inspiração dos autores é a popular literatura de cordel e, com isso, os novelistas pretendem envolver o público emocionando e contando lindas histórias de amor e superação.
Em comunicado oficial enviado pela Globo, Duca diz que Cordel é “uma história de amor, temperada com muito humor e aventura. Desejamos criar um mundo de sonho, mas com verdade, com sentimentos e personagens muito humanos.”
A novela é a primeira a ser grava com tecnologia 24 quadros, a mesma usada no seriado A Cura.
Cordel Encantado, que tem direção-geral de Amora Mautner, teve cenas gravadas no Castelo de Chambord, no Vale do Loire, na França e no estado de Sergipe.
NOSSO CORDEL ENCANTADO
1º Teaser da novela Cordel Encantado
Cordel Encantado - Teaser 2
Cordel Encantado é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo para o horário das seis horas. Sua estreia foi no dia 11 de abril de 2011, sucedendo Araguaia. É a terceira colaboração das autoras Duca Rachid e Thelma Guedes, e conta com a direção de Amora Mautner, Gustavo Fernandez, Natália Grimberg e Ricardo Waddington.
Bianca Bin, Cauã Reymond, Nathália Dill, Jayme Matarazzo, Carmo Dalla Vecchia, Bruno Gagliasso, Débora Bloch e Luiz Fernando Guimarães interpretam os personagens principais numa trama unanimanente considerada pela crítica especializada como inovadora, por ter como cenário o sertão brasileiro, com o romance dos protagonistas narrado como um conto de fadas, mas com a temática da literatura de cordel. A jornalista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, chegaria a declarar que a produção seria "a mais impressionante produção das 18h já apresentada pela Globo".
ENREDO

A história se passa na cidade fictícia de Brogodó, localizada no Sertão Nordestino e aborda o triângulo amoroso entre Açucena, Jesuíno e Timóteo, que é obcecado por Açucena desde criança e tem uma inveja obscessiva de Jesuíno, querendo ser como ele. Jesuíno e Açucena são apaixonados desde criança, já que foram criados juntos. Eles enfrentarão toda maldade para poderem se casar e ficar juntos. O amor deles é mais forte que tudo.
Timóteo tem inveja de Jesuíno desde criança pois o pai de Timóteo, Coronel Januário, é padrinho de Jesuíno e quer que ele o suceda nos negócios da família, e Timóteo mesmo detestando lidar com fazenda e negócios, não acha isso correto, por ver que mesmo afilhado, Jesuíno é um empregado da fazenda junto com sua mãe, Siá Benvinda e que ele merece ser tratado como todos os outros, e o humilha muito, pois Timóteo pisa em todos por ser rico. Ele esconde ciúmes do pai com Jesuíno e sente-se menos amado.
Açucena mora com seus pais adotivos, Virtuosa e Euzébio, e com seu irmão Cícero. Porém Açucena desconhece sua verdadeira origem e não sabe que é uma princesa, filha de um rei, chamado Augusto Frederico III, que comanda o reino de Seráfia do Norte.
Açucena, nasce em Seráfia do Norte e é prometida à Felipe, primogênito do Rei Teobaldo de Seráfia do Sul para que a guerra entre esses dois países cessem.
Augusto, o rei, veio para o sertão em busca de um tesouro enterrado por seu Ancestral, Serafim D'Ávila fundador de Seráfia. Porém há uma revolta de cangaceiros em que esposa e filha recém-nascida são sequestradas para serem torturadas e isso o faz acreditar que as duas estão mortas, mas ele nunca se convenceu muito bem disso. Arrasado, ele retorna para seu reino, que fica na Europa, mas ele não soube que a menina conseguiu se salvar e foi criada por um casal de sertanejos.
A origem de Jesuíno também é oculta para ele. Criado sem pai, Jesuíno nunca soube que na verdade o seu progenitor é um dos mais temidos cangaceiros, chamado Herculano. Por tão perigoso e cruel é chamado de o rei do cangaço.
Porém tudo se modifica quando Augusto retorna a Brogodó e descobre por cangaceiros que só sua esposa morreu e que sua filha foi entregue por eles a um casal e que ela foi criada como mais uma sertaneja. Isso faz Virtuosa e Euzébio ficarem muito apavorados com medo de perder Açucena para Augusto, pois eles sempre souberam qual origem dela. Açucena percebe e fica muito desconfiada porque os pais estão tão assustados com a chegada desse rei.
Há reviravolta na vida de Jesuíno também: Herculano decide acabar com o segredo que guardou com Siá Benvinda e resolve contar ao filho que ele é o pai. A mãe de Jesuíno fez um acordo com Herculano de jamais falar a ele que o pai é um bandido temido para o filho não sofrer por preconceitos, mas Herculano quer um novo cangaceiro que o suceda e fará de tudo para Jesuíno se transformar no novo rei do cangaço.
Clipe oficial da novela Cordel Encantado
PERSONAGENS
Açucena Bezerra/Princesa Aurora (Bianca Bin)

Açucena acredita ser filha de Virtuosa e Euzébio, seus pais de criação, mas na verdade ela é a filha perdida do Rei Augusto de Seráfia com sua falecida esposa, Rainha Cristina. Açucena passou vinte anos vivendo tranquilamente em Brogodó, ao lado de seu noivo e verdadeiro amor, Jesuíno. Prometida ao Príncipe Felipe desde que era um bebê, Açucena e esse casamento é a salvação de Seráfia, que voltará a se reunificar com a união dos dois. Mas será que Açucena quer mesmo ser princesa? Açucena decide deixar o reino de lado para não se separar do seu grande amor Jesuíno.
Jesuíno Araujo (Cauã Reymond)
Jesuíno é um rapaz forte, bonito, e ama a noiva Açucena desde criança. Filho de Benvinda com o temido Capitão Herculano, o cangaceiro mais famoso da região, ele não faz a menor idéia de quem é seu pai. Justo e competente, é afilhado e braço direito do Coronel Januário Cabral, o que sempre despertou inveja no filho do fazendeiro, Timóteo. Jesuíno tem como missão assumir o lugar do pai e reinar no cangaço, mas o jovem despreza esse tipo de vida.
Coronel Timotéo Cabral (Bruno Gagliasso)

Timóteo é filho do Coronel Januário Cabral, herdeiro de toda sua fazenda. Passou anos na capital gastando dinheiro em jogos e noitadas, e voltou à Brogodó após ser ameaçado por agiotas. Sendo filho de quem é, abusa do poder e se comporta de forma cruel e egoísta. Odeia Jesuíno pois, além deste ter maior confiança de seu pai do que ele mesmo, o rapaz é noivo de Açucena, por quem sempre foi obcecado. É capaz de tudo para conseguir o que deseja.
Rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia)

Augusto sempre foi um homem bom, avesso às guerras, apesar de lutar na batalha das Seráfias. Era noivo de Úrsula, mas a abandonou para se casar com Cristina, uma plebéia. É o pai de Aurora, a quem ama muito, mas perde a ela e sua esposa após a viagem da corte ao Brasil. Acreditando que Aurora tinha morrido, Augusto volta para Seráfia do Norte e sua vida perde o sentido, mas volta a recuperá-lo quando Zenóbio avisa que Aurora está viva, morando no Brasil. Isso faz com que ele cruze o oceano em busca da localização da filha. Se apaixona por Maria Cesária, a cozinheira da prefeitura, e acredita que está pronto para ser novamente feliz. Augusto não aprova o casamento de Açucena com Jesuíno, e por isso não é bem quisto pela filha.
Duquesa Úrsula de Bragança (Debora Bloch)
Úrsula era noiva de Augusto, mas foi trocada quando ele se apaixonou por Cristina, uma plebéia, e nunca se conformou com isso. Ambiciosa, ao ver que perdeu Augusto decidiu se casar com Petrus, o irmão mais novo do rei, com quem teve uma filha, Carlota. Vingativa, alia-se ao seu amante e mordomo, Nicolau, para se livrar do próprio marido, de Cristina e de Aurora. Prende o marido numa máscara de ferro e assassina Cristina, mas não contava que Aurora estivesse viva, morando no Brasil. Disposta a conquistar o trono de Seráfia de qualquer maneira, Úrsula trama diversos planos para casar a filha com o Príncipe Felipe e, de uma vez por todas, se livrar de Açucena.
Capitão Herculano (Domingos Montagner)

Chefe do bando de cangaceiros, é pai de Jesuíno e faz questão que o filho entre para o cangaço. Homem temido por todos na região, vive em acampamentos com os cangaceiros, inclusive com seu homem de confiança, Belarmino, e sua mãe, Cândida.
Beato Miguezim (Matheus Nachtergaele)
Louco para alguns, santo para outros, Miguézim é um profeta. Funda a Vila Cruz no monte do Cruzeiro, onde mora com seus seguidores. Tem o mesmo sonho que Augusto sobre a profecia sobre o a flor (Açucena) e o rei, que ainda não foi encontrado e está à sua busca desesperadamente.
Doralice "Dora" Peixoto/Fubá (Nathália Dill)

Doralice é filha de Patácio e Ternurinha, o prefeito e a primeira-dama da cidade de Brogodó. À frente de seu tempo, Dora passou anos estudando na capital e se formou em Advocacia. Se apaixona por Jesuíno à primeira vista, e desde então luta por ele de forma justa, sem desrespeitar os limites devido ao noivado dele com Açucena. Para se aproximar dele, Dora se veste de homem e se transforma no justiceiro Fubá.
Decidida a lutar pelo seu grande amor, Doralice após ser desmascarada, diz a Jesuíno que irá continuar no bando e ficar junto dele pro que der e vier, aos poucos ela conseguirá que seu grande amor, Jesuíno ceda cada vez mais aos seu encantos. Porém, ele não irá esquecer seu grande amor, e Dora irá se ver apaixonada por Príncipe Felipe.
Príncipe Felipe (Jayme Matarazzo)

Filho de Rainha Helena e de Rei Teobaldo, é herdeiro do trono de Seráfia do Sul. É um rapaz belíssimo, bondoso, romântico, mas frágil, sensível, tímido e muito atrapalhado. Vaidoso, gosta de estar sempre na moda. Quando Felipe conhece Açucena, fica encantado e vê que o casamento com ela pode ser mais que uma mera obrigação. Mesmo percebendo o amor de Açucena por Jesuíno, Felipe fará de tudo para conquistar seu amor. Se assusta com o estilo “arretado” de Dora. Felipe se empenha em encontrar a princesa Aurora, mas acabará se apaixonando por sua companhia constante Dora.
Antônia Cabral (Luiza Valdetaro)

Antônia é filha do Coronel Januário Cabral, e irmã caçula de Timóteo, por quem tem sua vida infernizada. Sempre foi superprotegida pelo pai, e por isso nunca pode ir à festas e conhecer pessoas. É prometida em casamento para o Delegado Batoré, mas tem aversão a ele, e se apaixona pelo Príncipe Inácio à primeira vista. Em contrapartida também conta com o amor de seu melhor amigo Cícero, mas não corresponde os sentimentos do rapaz.
Cícero Bezerra (Miguel Rômulo)
Irmão mais novo de Açucena, filho biológico de Virtuosa e Euzébio. Sempre foi apaixonado por Antônia, faz de tudo para ser correspondido pela moça. Contando com a ajuda de Rosa, que é apaixonada por ele, aos poucos descobrirá que a ama, abidicando do cangaço por esse amor.
Infante Dom Inácio (Mauricio Destri)
Irmão mais novo de Felipe, também filho de Teobaldo e Helena, Inácio é jovem romântico, sensível e inteligente. Se apaixona por Antônia à primeira vista, ganhando como inimigo Timóteo Cabral, o delegado Batoré e Cícero, o melhor amigo da moça. Apesar de ser correspondido, Inácio acaba por abdicar do amor da moça para ajudar os pobres de Vila da Cruz ao lado do profeta Miguézim. Mesmo sentindo que tem uma missão a cumprir, Inácio não consegue esquecer o seu grande amor Antônia.
Rosa Avila de Seráfia (Isabelle Drummond)
Filha mais velha de Zenóbio e Florinda, Rosa é doce, inteligente e corajosa. Mesmo apaixonada por Cícero, o ajudará com Antônia. E com isso acabará conquistando o coração do rapaz.
Duque Petrus (Felipe Camargo)
Irmão do Rei Augusto, Petrus ficou anos trancafiado em uma máscara de ferro nas masmorras de Seráfia, a mando de sua ex-mulher, Úrsula, com a ajuda do mordomo Nicolau e do General Baldini. Tem uma filha com Úrsula, a mimada Carlota. Vai para Brogodó escondido, onde se liberta da máscara para se vingar de sua ex-mulher e dos outros dois comparsas.
Nicolau Büger (Luiz Fernando Guimarães)
Mordomo e amante de Úrsula, é realmente apaixonado por ela e sonha com o dia em que ela o assumirá, tornando-o então um nobre. É cúmplice de todos os crimes da Duquesa, e pode ser o pai de Lady Cecília, a quem Úrsula deu a luz escondida da família real, e diz ser sua sobrinha.
Belarmino "Bel" (João Miguel)
Cangaceiro do bando de Capitão Herculano, é um dos mais destemidos e corajosos dos cangaceiros e homem de confiança do Capitão Herculano. É apaixonado pela jornalista Penélope, por quem a chama de Branquinha.
Cordel Encantado - Chamada de Personagens
ELENCO DE CORDEL ENCANTADO
Elenco

Ator - Personagem
Cauã Reymond
Jesuíno Araújo
Bianca Bin
Açucena Bezerra/Princesa Aurora Catarina Ávila de Seráfia/Cocada
Bruno Gagliasso
Timóteo Cabral
Nathalia Dill
Doralice Guerra Peixoto (Dora/Fubá)
Carmo Dalla Vecchia
Rei Augusto Frederico III Avila de Seráfia, o Justo
Domingos Montagner
Capitão Herculano Araújo
Jayme Matarazzo
Príncipe Felipe Henrique Anhém de Toledo
Felipe Camargo
Duque Petrus Avila de Seráfia
Matheus Nachtergaele
Profeta Beato Miguézim
Emanuelle Araújo
Florinda Avila de Serafia
Guilherme Fontes
Marquês Zenóbio Alfredo Avila de Serafia
Tuca Andrada
Leopoldo (Zóio Furado)
Cláudia Ohana
Siá Benvinda Araújo
Débora Duarte
Dona Amália
Marcello Novaes
Quintino (Quiquiqui)
Berta Loran
Rainha Mãe Efigênia Avila de Serafia
Lucy Ramos
Maria Cesária Avila de Serafia
Mariana Lima
Rainha Helena Anhém de Toledo
Ana Cecília Costa
Virtuosa Bezerra

Paula Burlamaqui
Penélope Bastos
Mouhamed Harfouch
Farid (Tufik / Said)
João Miguel
Belarmino (Bel)
Andréia Horta
Dona Bartira
Emílio de Mello
General Baldini Avila de Serafia
Enrique Diaz
Euzébio Bezerra
Maurício Machado
Silverio Duarte
Mayana Neiva
Vincentina Celeste
Tony Tornado
Damião
Ilva Niño
Cândida Araújo
Genézio de Barros
Padre Joaquim
Luiza Valdetaro
Antônia Cabral Avila de Serafia
Nanda Costa
Lilica
Isabelle Drummond
Rosa Avila de Serafia
Luana Martau
Lady Carlota de Bragança Avila de Serafia
Miguel Rômulo
Cícero Bezerra
Flávia Rubim
Filomena (Filó)
Renato Góes
Fausto Peixoto
Maurício Destri
Infante Princípe Dom Inácio Anhém de Toledo
Land Vieira
Tibungo
Patrícia Werneck
Tainá (Teinha)
Renan Ribeiro
Galego
Aramis Trindade
Raimundo
Glicério Rosário
Setembrino
Edmilson Barros
Ademar
Carolina Loback
Severina
Pedro Farah
Demóstenes
Alessandro Tcche
Soldado Rufino
Isabel Mello
Cordata
Cristiane Amorim
Janaína
Wagner Molina
Genaro
Kenya Costta
Noca
Marcelo Flores
Cabo Paçoca

As Crianças
Ator - Personagem
Matheus Costa
Salim
João Fernandes
Nidinho (Eronildes Peixoto)
Sofia Terra
Lady Cecília de Bragança Avila de Seráfia
Bárbara Maia
Dulcina
Caio Manhente
Zig
Max Lima
Juca
Nahuana Costa
Sofia
Bernardo Simões
Omar
Atores Convidados
Ator - Personagem
Osmar Prado
Delegado Altino Batoré
Marcos Caruso
Prefeito Patácio Peixoto

Atrizes Convidadas
Ator - Personagem
Heloísa Perissé
Neuza Batoré
Zezé Polessa
Ternurinha Guerra Peixoto
Participação Especial
Ator - Personagem
Alinne Moraes
Rainha Cristina Catarina Ávila de Seráfia
Thiago Lacerda
Rei Teobaldo Avila de Serafia
Reginaldo Faria
Coronel Januário Cabral
Zé Celso Martinez
Amadeus Avila de Serafia

Luiz Fernando Guimarães
como Mordomo Nicolau Brüguel
Débora Bloch
como Duquesa Úrsula de Bragança Avila de Serafia
Elenco de Apoio
Ator - Personagem
Alfredo Henrique da Silva
Jesuíno (criança)
André Mendes
Ernesto Nazareth
Arch Bava
Serafim d'Ávila
Antônio Karnewale
Dr. Sérgio
Beth Berardo
Angélica Cabral
Beto Quirino
José
Brunno Pedro
Elias
Camila Amado
Zefa
Chico Melo
jagunço de Timóteo
Daniel Ribeiro
Tenente Aroeira
Elisa Pinheiro
Abigail Maia
Fernando Eiras
Baltazar
Gillray Coutinho
Tomás
Jorge Lucas
João do Rio
Marcelo Argenta
Oficial Ribeirinho
Márcio Vito
Isaías
Renan Monteiro
Ventania
Rogério Rangel Costa
Palhaço Calibã (falso Dom Oberon de Ravena)
Romeu Benedicto
Jacinto
Saulo Rodrigues
Oduvaldo Vianna
Thommy Schiavo
Carne Seca
Vinicius Marins
Garnizé

Cordel Encantado Chamada de Elenco
AUDIÊNCIA

O primeiro capítulo de Cordel Encantado teve média de 24 pontos de audiência na Grande São Paulo. A novela manteve uma média entre 21 e 24 pontos na primeira semana de exibição, até bater seu primeiro recorde no sétimo episódio, com 25 pontos, e o segundo no oitavo, com uma média de 27 pontos.
Nos dias 11 e 25 de maio de 2011, a telenovela alcançou sua melhor audiência em São Paulo até então desde a estreia: 28 pontos de média e 52% de share. Em 9 de junho de 2011, alcançou os 29 pontos, com share de 48%. No dia 26 de agosto de 2011 atingiu pela sexta vez a média de 30 pontos, com 54% de share.
“Cordel Encantado” registra novo recorde de audiência

Segue ascendente a audiência de “Cordel Encantado”. A nova novela das seis, assinada por Thelma Guedes e Duca Rachid, é sucesso de crítica e público.
De acordo com dados prévios, nesta terça (19/04), o folhetim registrou um novo recorde. Exibida das 18h17 às 19h08, marcou uma média de 27 pontos; picos de 30 e 44%de share.
Protagonizada por Cauã Reymond e Bianca Bin, “Cordel Encantado” é exibida de segunda a sábado, às 18h15, na Globo!
Os números são prévios e podem sofrer alterações no consolidado.
TV Globo lidera audiência e “Cordel Encantado” bate recorde

A Rede Globo Nordeste continua liderando as pesquisas de audiência e a novela “Cordel Encantado” bateu novo recorde. Segundo pesquisa realizada pelo Ibope Terminal Cliente, de 1 a 16 de maio, do total de domicílios ligados na Região Metropolitana do Grande Recife, de 6h às 12h da manhã, a Globo Nordeste lidera a programação com 10 pontos de audiência e 37,12% de participação. Os números mostram, claramente, a vantagem da emissora em relação aos demais veículos de comunicação televisiva.

Por outro lado, a novela das 6h – “Cordel Encantado” – bateu nove recorde de audiência na última terça-feira, alcançando 44,8 pontos de audiência e 74,35 de participação. A trama, que vem conquistando o público Pernambuco virou olhos das meninas dos anunciantes, clientes, agências.

CRÍTICA

Os primeiros capítulos de Cordel Encantado foram geralmente bem recebidos pela crítica. A jornalista Patrícia Kogut escreveu que "a novela lembra um conto de fadas, faz referências literárias, à História, a filmes famosos e neste ponto é até bem pop" e chamou o folhetim de "coerente e lógico, ao mesmo tempo fantástico", dizendo que a "improvável" ligação entre um reino fictício e o sertão brasileiro foi feita de forma "convincente". Ela continuou, "não tem apenas uma história boa, saborosa, uma fábula cativante até dizer chega. Sua realização também merece todos os elogios. O uso da câmera F35 nas sequências tanto da França quanto em Sergipe fez a diferença, atribuindo à imagem textura e qualidade especiais [...] Cenários, figurinos, luz, tudo é impecável". Ela também fez elogios ao elenco, apesar de criticar o retorno de atores que acabaram de finalizar uma novela no canal.
Mauricio Stycer, crítico da UOL, afirmou que a novela "encheu os olhos com um conjunto de qualidades que parecia esquecido: elenco bem escalado, ótimo texto, direção de verdade e padrão de cinema". Apesar de comentar que "na mistura de literatura de cordel, misticismo religioso, cultura popular e tradição europeia que a embala, a novela ecoa, aqui e ali, Auto da Compadecida", ele concluiu que "Cordel Encantado se destina a um público interessado em algo mais leve, sem a malícia da novela das 19h nem a crueza da trama das 21h. Mas poderia muito bem ocupar tanto um horário quanto o outro". Fernando Oliveiro, colunista do IG, considerou que "há tempos não se via uma novela tão bela quanto Cordel Encantado [...] Fotografia belíssima, atores inspirados – ok, o sotaque nordestino é bem forçado – e uma história afiada".
ABERTURAS DA TV - ESPECIAL
Abertura Cordel Encantado
Tema de abertura:
"Minha Princesa Cordel" - Gilberto Gil e Roberta Sá
BASTIDORES
Nova briga envolve Osmar Prado e Amora Mautner em Cordel Encantado

Pelo jeito, o clima nos bastidores da novela Cordel Encantado não é dos mais amigáveis. Depois de Cauã Reymond e Bruno Gagliasso se desentenderem e da atriz Débora Bloch brigar com a diretora Amora Mautner, agora foi o veterano Osmar Prado quem perdeu a paciência.
O ator bateu boca com a diretora e se queixou na demora e na desorganizações das gravações, segundo o blog Telinha. Aos berros, Amora afirmou que, se ele estava insatisfeito, que pedisse para sair da novela. Durante a discussão, o clima pesou e o estúdio parou.
TRILHA SONORA
Nacional
Capa: Frame da abertura da novela
1."Minha Princesa Cordel" - Gilberto Gil & Roberta Sá
2."Bela Flor" - Maria Gadú
3."Quando Assim" - Núria Mallena
4."Candeeiro Encantado" - Lenine
5."Maracatu Atômico" - Chico Science & Nação Zumbi
6."Chão de Giz" - Zé Ramalho
7."Saga" - Filipe Catto
8."Circulandô de Fulô" - Caetano Veloso
9."Tum Tum Tum" - Karina Buhr
10."Coração" - Monique Kessous
11."Na Primeira Manhã" - Alceu Valença
12."Melodia Sentimental" - Djavan
13."Estrela Miúda" - Maria Bethânia
14."Carcará" - Otto
15."Rei José" - Silvério Pessoa
16."Xamêgo" - Luiz Gonzaga
CENAS INESQUECIVEIS
Cordel Encantado - Rainha Cristina cai do penhasco, e morre
Luta Cícero e Timóteo
Começa a congada, e todos entram na festa disfarçados
Morte de Jesuíno?
O FIM...
Cordel Encantado: Autoras contam detalhes da reta final
Termina em cerca de duas semanas um dos grandes sucessos dos últimos anos no mundo das novelas: Cordel Encantado, que ocupa a primeira das (agora) quatro faixas da Rede Globo, entrando no ar às 18h20. O público da novela aguarda com ansiedade a solução de tantos mistérios e, para matar um pouco da curiosidade, Oliveira Andrade e José Armando Vannucci entrevistaram, nesta quinta-feira, as autoras Duca Rachid e Thelma Guedes.
Responsáveis pela história, as duas estiveram no estúdio da Jovem Pan e revelaram, durante o Jornal de Serviço, que os capítulos finais já foram escritos, mas não dá para falar em "férias", já que ambas acompanham as gravações e a edição dos momentos finais da trama. Com um cuidado especial para evitar vazamento, algumas cenas serão "guardadas a sete chaves", com acesso de poucas pessoas para que o sigilo seja guardado até a hora da exibição.
Tanto Duca como Thelma garantiram que, desde o começo, confiavam na história que colocaram no papel, sendo que o sucesso dependia apenas da boa adaptação para a telinha, o que realmente ocorreu. Com a certeza de que fizeram o melhor possível, elas se disseram satisfeitas com o trabalho que, a princípio, parece “louco”, misturando profetas, reis, rainhas e cangaceiros em um mesmo ambiente.
Elogiadas pelos ouvintes da JP (que se manifestaram no Twitter e no Facebook) pela belíssima trama que criaram, as duas autoras destacaram a possibilidade de uma novela misturar o fantástico e o real, exatamente o que fizeram em Cordel Encantado desde que o público tenha condição de acompanhar “a humanidade, a verdade de casa personagem”, vilão ou herói. Por outro lado, cada obra é uma obra, e existe espaço para diferentes histórias, cenários e situações.
CONTOS DE FADA ARRETADO NOSSO CORDEL ENCANTADO...
E assim acaba a nossa homenagem a está grande novela que encantou todo o Brasil,esta que acaba nessa semana com surpressas e misterios. Cinco meses e duas semanas de aventura,cultura nordestina,muita comedia, vilões incoparaveis, paixões e amor. Um conto de fadas em forma de Cordel algo que encantou e ainda vai encantar a todos nós.
Só podemos esperar está reta final que como diz as escritoras será surpriedente.



