ABERTURA DA NOVELA CIRANDA DE PEDRA (1981)
Música de Abertura
"Céu cor-de-rosa", Quarteto em Cy
Abertura da novela "Ciranda de Pedra", de Teixeira Filho (inspirada no livro homônimo de: Lygia Fagundes Telles), exibida pela Globo em 1981, no horário das 18:00h.
Trama
Jardim Europa - São Paulo, década de 40.Laura Prado, uma bela mulher que se dedica às artes, é casada com o áspero Natércio Prado, que a oprime. Os dois vivem juntos e com as suas três filhas: Bruna, a mais velha, Otávia, a filha do meio, e Virgínia, a mais nova.Natércio é rico e de comportamento tradicional e, por isso, ignora a mulher em público. Por causa das constantes crises em seu casamento, Laura sofre um grande trauma e chega a ser internada como louca pelo marido.
Depois, os dois se separam e dividem a família. Natécio permanece morando em sua casa com Bruna e Otávia, e Laura, com a saúde frágil e sem dinheiro, e Virgínia saem de casa.Elas vão morar no bairro da Vila Mariana, mais precisamente na casa do neurologista Daniel, o médico de Laura e um grande amor do passado, que acredita que a doença de Laura é física e não mental. Mas, na verdade, Virgínia é filha de Daniel, fruto do caso dele com Laura, que esconde de todos. No entanto, Natércio e Daniel parecem suspeitar, pois o primeiro a trata rígidamente, enquanto o segundo a trata carinhosamente.
Mais tarde, Virgínia vai morar com Natércio e as irmãs novamente, tendo que lidar com a arrogância e a hostilidade da maléfica Frau Herta, a governanta da mansão e que, na verdade, ama Natércio. Ela ainda tem de optar pelo amor de Eduardo, vizinho de quando ela morava em Vila Meriana e filho de Bibiana, e o de Luís Carlos, namorado de infância da jovem.
Audiência
Obteve média geral de 46 pontos, se tornando um grande sucesso do horário das 6 da época.
VOCÊ SABIA:
Ciranda de Pedra ganhou uma nova versão, escrita por Alcides Nogueira. Porém, esta versão não é um remake, mas sim uma nova adaptação do romance de Lygia Fagundes Telles. A estreia ocorreu em 5 de maio de 2008. A nova versão, ao contrário da original, não conseguiu chegar aos 30 pontos de média exigidos atualmente na faixa das 18h.
ABERTURA DA NOVELA CIRANDA DE PEDRA (2008)
Abertura da novela de Alcides Nogueira, baseada na obra homônima de Lygia Fagundes Telles, exibida às 18h.
Música de Abertura
"Redescobrir", Elis Regina
Esta novela não foi literalmente um remake mais sim uma releitura da obra de Lygia Fagundes.
Sinopse
Em 1958, Laura e Natércio Silva Prado formam um dos mais bonitos e invejados casais da sociedade de São Paulo. Ele é um advogado conceituado e ávido para seguir uma vitoriosa carreira jurídica, e Laura é uma mulher elegante e culta.
O casal tem três filhas: a ardilosa Otávia, a religiosa Bruna, e a romântica Virgínia. A família mora em um imenso casarão do Jardim Europa e Virgínia, desde o nascimento, sempre foi muito apegada à mãe, e esta à filha caçula, o que despertou o ciúme das outras duas irmãs.
Virgínia é apaixonada por Conrado, filho do empresário Cícero Cassini, um homem rico, filho de imigrantes italianos e sócio de Natércio em uma Metalúrgica. Cícero é verdadeiramente apaixonado pela esposa Julieta e adora pegar no pé da filha Letícia, jogadora de tênis.
Laura sofre de distúrbios emocionais que a fazem ter crises constantes. Ora é tranquila, simpática; ora é intragável e nervosa. Doente, ela se trata com o atencioso médico Daniel Freitas - com quem já teve um caso no passado -, que é o oposto de Natércio, sempre ocupado demais para dar atenção à esposa. Para fugir da falta de compreensão, Laura sempre busca o apoio de seu médico que, apesar de não manifestar, ainda é apaixonado por ela e se esforça para sublimar seus sentimentos. Não suportando mais conviver com a arrogância do marido, Laura decide acabar seu casamento. Natércio manda internar a esposa como louca.
Daniel, contudo, resgata a amada do sanatório e leva para morar em sua casa, um sobradinho no bairro da Vila Mariana. Fazendo visitas à mãe, Vírginia faz amizade com uma doce e tímia professora, Margarida, que é apaixonada por Eduardo, um engenheiro jovem, bonito e honesto, que acaba de chegar na cidade e logo se torna um grande amigo de Daniel.
Ela faz parte de uma família muito animada: sua irmã mais velha, Elzinha, só pensa em casar com um homem rico. E ainda esconde um segredo: sua irmã, Lindalva, na verdade é a sua filha com Patrício, filho de Urânia, dona do Grêmio da cidade. O pai de Margarida e Elzinha, Memé, vive às turras com a sogra, Dona Ramira.
Natércio, entretanto, fará de tudo para ter sua mulher de volta, contando com o apoio de Frau Herta, sua fiel governanta, uma mulher austera e temida pelos demais empregados da mansão, que, na realidade, odeia Laura com todas as forças e é completamente apaixonada pelo patrão.
Lá também há Letícia, que quer a fama de qualquer maneira, dedicada a se tornar uma tenista de sucesso. Envolve-se amorosamente com o misterioso Arthur X, mas ao final da trama acaba ficando com sua treinadora Joyce, com quem viaja para o exterior. Esta foi uma forma de o autor da novela fazer uma referência à Letícia do livro, que era originalmente homossexual.
VOCÊ SABIA:
Mais uma vez o tema de abertura de uma novela da Globo coincide com um tema musical já usado pelo SBT. Primeiro o tema da novela A Usurpadora, a música Sonho Lindo, apareceu na abertura de Desejo Proibido. Agora, Redescobrir de Elis Regina, tema de abertura da novela Razão de Viver, exibida pelo SBT em 1996, é a mesma da abertura de Ciranda de Pedra. E ainda em comum com Razão de Viver (1996), as duas tramas se passam na Vila Mariana, o trecho da música em "estamos apresentando" e "voltamos a apresentar" e Ana Paula Arósio no elenco. E a música "Está Chovendo na Roseira" que está na trilha sonora de Ciranda de Pedra também foi tema de abertura da novela Colégio Brasil também do SBT.
Audiência
Sua estréia marcou média de 25 pontos, abaixo do mínimo exigido, que é 30 pontos. A média dos três primeiros capítulos de Ciranda foi de 23 pontos, menos do que sua antecessora, Desejo Proibido, que marcou 27 no mesmo período.
No início de sua última semana a novela se recuperou. Na segunda 29/09 a trama cravou 25 pontos de média com 31 de pico. Ciranda de Pedra marcou, em seu antepenúltimo capítulo, média de 27 pontos e picos de 33, seu recorde até então. Mas, segundo dados prévios, o recorde se deu em seu último capítulo, que marcou 28 pontos, com pico de 32, baixo para o horário, que pede 30 pontos. Vale lembrar que sua antecessora, Desejo Proibido, marcou, em seu último capítulo 33 pontos, 5 pontos a mais que Ciranda. Ciranda de Pedra é, ao lado de Beleza Pura as únicas novelas globais que não conseguiram atingir a méta estabelecida em nenhum capítulo.
Ciranda de Pedra foi um estouro de audiência em quatro praças brasileiras. Em Recife conseguiu incríveis 35 pontos, média satisfatória até para novela das sete, em Porto Alegre a novela fez muito sucesso, sua última semana conseguiu média de 29,61 arredondando para 30 que é a média do horário, no Distrito Federal marcou 33 e em Florianópolis, 32 pontos. A novela teve uma média razoável de audiência em outras praças: em Belo Horizonte fechou quase na meta, com 29 pontos, em Curitiba, fechou com média razoável, 28 pontos, e no Rio de Janeiro também fez relativo sucesso com 27 pontos. Foi fracasso em Salvador com apenas 24 pontos, São Paulo com 22 pontos e Fortaleza com 21 pontos.
A média de Ciranda de Pedra é de 22 pontos e 46% de participação no horário.
Diferente da primeira (que fez muito sucesso), Ciranda de Pedra não teve um boa audiência nem aqui e nem em Portugal na SIC que mudou o horário de exibição que era as 22h e passou a ser 4h da madrugada.
ATENÇÂO:
Para vocês, fãs do ABERTURAS DE REMAKE não podem perder no próximo sábado o último episodio da primeira temporada. Não perca, aqui no TV AUDIÊNCIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário